Pesquisar neste blogue

no local

--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *

«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»

segunda-feira, 30 de março de 2020

Um dia em que o EGO falou mais alto

Ontem não publiquei. O meu Ego falou mais alto que eu e eu tive que ter uma conversa de cabeceira com ele para ver se nos entendíamos.
Quero fazer de tudo, já vos tinha dito aqui mas claro que é impossível e depois ainda há esta coisa dos desafios diários então esta mulher começa a ficar nervosa porque já é de noite e ainda não fez a sua publicação de sketcher...PorquÊ? porque achei que o que tinha feito não era válido. Porque achei que o desenho tinha montes de erros, de prespetiva e de sombra e porque não estava à altura dos trabalhos que deveria estar a postar.
Meus amigos...aconteceu! Aconteceu que a minha vaidade pôs o rabo de fora!
E eu que tantas e tantas vezes, digo aos meus alunos, miúdos e graúdos, que o que mais interessa é fazer e experimentar, fiquei frustrada porque a minha lapa estava uma caca. Olha! Rimei!
Depois desta conversa comigo, decidi que o desenho de ontem era para ser mostrado e porque sim, existem coisas maravilhosas para serem vistas, se QUISERMOS olhar para elas e isso significa, muitas vezes, olhar para dentro de nós.
Nota importante: a iluminação não é a mesma daquela que usei para desenhar, daí a sombra estar noutra direção. mas a lapa...enfim, não parece mas é a mesma também.ahahaha


8 comentários:

Paula Amaral disse...

Sua maluca! Está linda a lapa!

vanessa disse...

paulinha, tu é que és uma simpática.bjs, manda-te!!

Alexandra Baptista disse...

Olha Vanessa, costumo dizer aos meus alunos, que no desenho não procuramos o “bonito” . O desenho é portador de sentidos e quando se alia à palavra a nossa perceção não chega a ser convergente nem tem de ser. Por mim, o conjunto está de acordo com o teu propósito e não tens de te sentir frustrada. Além disso minha amiga, este é um espaço aberto e divergente, repleto de pequenos “grandes lugares” , é também um lugar das pessoas e para as pessoas. Se o bonito não me diz muito, as coisas verdadeiras transportam tudo, até a beleza. um beijinho.

vanessa disse...

pois é Alexandra, realmente o que dizes é verdadeiro eu eu sei! As nossas lutas interiores é que podem impedir-nos de avançar daí que eu decidi publicar

ro disse...

Agora que eu começo a pensar em desenhar vens tu com essas frescuras...o desenho está espetáculo. Deixa de ser lamechas e continua a tua viagem.

vanessa disse...

#Ro isso não é razão para desistires assim. Uma pessoa confessa-se toda e ainda leva na cabeça???

Alexandra Baptista disse...

Gostei da tua reflexão, o que digo é importanteexpormos as ideias sem medos.

Sara Rocha Silva disse...

Lapinha, lapinha... um cheirinho ao Verão, mesmo que não seja altura. Desenhar lapinhas, acho que é um desafio quando queremos que os outros reconheçam-as, pois há muitos pormenores. Entretanto acho que conseguiste captar bem e consigo senti-la na mão. Entretanto o teu velhote tem um ar cansado mas até satisfeito!!! Não te preocupes, há alturas que se olha para o mesmo objecto de formas diferentes. Um beijão***