Pesquisar neste blogue

no local

--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *

«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»

domingo, 19 de maio de 2019

Bateria do Pico da Castanheira


Visitámos a Bateria do Pico da Castanheira na Grotinha e fomos, simpaticamente, acompanhados pelo Sargento Chefe Júlio Santos e pelo soldado Rodrigo Pereira que tiveram imensa paciência
©Luís Caetano

com o grupo. O local, para além da importância que teve como ponto estratégico-defensivo de Ponta Delgada, tem uma vista incrível sobre a cidade. A panorâmica começa - à esquerda - com a Serra de Água de Pau e termina - à direita - com a Nordela a abraçar toda a Pista do Aeroporto João Paulo II. A Bateria precisa de ser preservada e a área mantida limpa, é necessário que se veja o estado daquelas peças antes que seja tarde demais. Nesta região onde humidade abunda e é salgada, a oxidação existente nas zonas por ela decapadas tende a aumentar. É pena que ali não se faça um miradouro com jardim a dar para a maior e mais ampla vista sobre a cidade aproveitando ainda, a Bateria existente como núcleo museológico a integrar os roteiros turísticos ou um trilho de dificuldade mínima com interesse histórico-militar.
Quanto aos desenhos, fi-los todos no local, mas a alguns, a cor dei-a em casa. Num dos desenhos ainda consegui apanhar a Maria João Ruivo sentada na “pradaria” a escrever e também a Ana Cristina Zeferino Arruda que saltitou entre o desenho e a escrita. A tarde foi serena e muito agradável.



(Lápis de cor,  caneta califráfica, aguarela e marcador)                                                                                                                       «insitu»

Sem comentários: