Pesquisar neste blogue

no local

--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *

«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»

domingo, 6 de setembro de 2020

(a)Riscar o Património 7ª ed. | 61º encontro USK PORTUGAL Açores

(a)Riscar o Património/Heritage Sketching é uma iniciativa da DGPC – Direção-Geral do Património Cultural, com apoio dos Urban Sketchers Portugal, integrada nas Jornadas Europeias do Património, que decorrem todos os anos em todo o país, durante o mês de Setembro.
Tendo em conta o contexto de Pandemia provocado pela Covid 19, por demais conhecido e vivido pela sociedade nos últimos meses, o (a)Riscar o Património faz o que todos procuramos fazer, dentro das diferentes possibilidades e condicionalismos: adapta-se, resiste e avança, ajustando as actividades à nova realidade.
Assim, os Urbansketchers Açores em parceria com o Museu Carlos Machado dão continuidade ao (a)Riscar o Património lançando o repto para a participação na 7ª Edição, contando poder realizar o encontro presencialmente no dia 26 de Setembro, Sábado – de acordo com o calendário das Jornadas que decorrem, praticamente em toda a Europa, entre 25 e 27 de Setembro. Este ano, o tema é Património e Educação e, como de costume, contamos participar simultaneamente com desenhadores que em diferentes localidades de todo o país estarão - no mesmo dia - unidos pelo desenho.
Estamos a preparar tudo para que o encontro em São Miguel aconteça na Lombinha da Maia no atelier e loja “Tecelagem O Linho” com a Artesã Lurdes Lindo.
A tecelagem é milenar, acompanha-nos desde os primórdios da civilização. Associa-se às necessidades do ser humano, de agasalho, de proteção e de expressão. São fibras (...) de linho, fiadas e tingidas por processos manuais, que nos teares, através das mãos da Artesã, se unem em cores e formas próprias.

Data: 26 de setembro (sábado)
Hora: 11:00 am
Ponto de encontro: “Tecelagem O Linho” Estrada Regional – Lombinha da Maia, Nº 17
Precauções determinadas pela conjuntura: o uso de máscara, distanciamento social e confirmação de participação *.

Organização: Urbansketchers Açores + Direção Geral do Património Cultural
Parceiro: Museu Carlos Machado
Anfitriã: Alexandra Baptista

*OO evento é gratuito mas exige confirmação de presença: urbansketchersazores@gmail.com    

A iniciativa dirige-se a todos os amantes do desenho e  dos trabalhos resultantes dos encontros nacionais organiza-se, como habitualmente, uma exposição itinerante que leva a todo o país desenhos  que reflectem o universo de todos os que riscam e arriscam – no desenho, no património e na vida.
(A)riscar o Património
2020
Encontro 61 USKP Açores
Ilha de São Miguel
Lombinha da Maia, 
Lurdes Lindo,
Tecelagem O Linho

Oficinas Singulares #03 | Mário Linhares

À semelhança do desenhar com… esta sessão consiste numa conversa informal - em Livestream - sobre a prática do desenho.

Nesta 3ª sessão convidámos o Sketcher Mário Linhares para nos falar da sua abordagem e a desafiar-nos a desenhar - no/ num local - de acordo com o seu modo de ver.A conversa será apresentada em direto aqui no facebook e partilhada no instagram e no nosso canal de Youtube.
Ao finalizar a conversa o nosso convidado lança-nos um desafio que gostaríamos de ver resolvido por todos aqueles que gostam de desenhar em caderno e se sintam estimulados pelo desenho no local.
Usaremos esta plataforma para que, mensalmente, possamos aproximar praticantes de desenho do País e além fronteiras e partilhar o que se faz em caderno.

Mário Linhares
https://hakunamatatayeto.blogspot.com/
http://www.urbansketchers.org/search/label/Mário%20Linhares
https://www.instagram.com/linhares.mr/
#oficinassingulares
#USkPortugal
#USkPAzores
#urbansketchers

Farol do Arnel

Quando vou ao Nordeste, costumo sentar-me no Miradouro da Vista dos Barcos de onde se avista o Farol do Arnel e se ouve -ao longe- a voz de quem chapinha no Porto. Há anos que não descia ao Porto do Nordeste. A descida é dificíl e por ser muito acentuada nem todas as pessoas levam o carro até ao cais.  Estacionámos no farol e fizemos o resto do percurso a pé. Encontrámos alguns locais, poucos turistas e um mar azul "cobalto-tilia" incrivelmente limpo e temperado. Não resisti ao desafio que o postal me propôs e tentei captar a distância e diferença de escala entre mim e o Farol que - dado o meu posicionamento - passou  espreitar-me  lá no alto da falésia.

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Tomateiros




Três



Registo dos gatos, em três posições diferentes, em três momentos diferentes, em três lugares diferentes.


Jardim Antero de Quental

 








Guardar umas horinhas do dia para sentar num banco de jardim e observar a vegetação que o circunda é algo que me dá muito prazer. Tenho que me obrigar a fazê-lo mais vezes e desvalorizar o tão comum "não tenho tempo". 

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Oficinas Singulares. #03 | Mário Linhares

À semelhança do desenhar com… este projeto consiste em conversas informais - em Livestream - sobre a prática do desenho.
Nesta 3ª sessão convidamos o Urban Sketcher Mário Linhares para nos falar da sua abordagem e desafiar-nos a desenhar - no/ num local - de acordo com o seu modo de ver.
Esta conversa será apresentada em direto aqui no facebook e partilhada no instagram e no Youtube.
#oficinassingulares
#uskazores
#urbansketchers 

sábado, 22 de agosto de 2020

Portas do Mar



Já tinha saudades dos encontros usk, ainda bem que se criaram condições para podermos retomar a nossa prática. Respeitámos o distanciamento social e mantivemo-nos de máscara para evitar problemas.
Acho que passei a maior parte do tempo na conversa, gostei de rever os sketchers e acabei por desenhar pouco. A vista estava magnífica e o dia especialmente luminoso e solarengo, gostei muito.

60º Encontro de Diários Gráficos | Anfiteatro das Portas do Mar | Em busca de uma vista panorâmica | 22-08-2020



Sara Silva, Do Anfiteatro das Portas do Mar, 12:39, 22-08-2020
Tinta esferográfica sobre papel, 148 x 210 mm


Hoje foi o reencontro dos urban sketchers no anfiteatro das Portas do Mar. Foi muito giro e fiquei bastante surpreendida. A ideia da panorâmica era algo que já me atraia, tendo em conta o lugar que era, no entanto só me apercebi que tinha ido poucas vezes ao cimo, quando estava a caminho, a avistá-lo de longe. O dia está óptimo e o mar estava um rio. Quando vi todos sobre o parapeito da janela panorâmica, eu pensei que se fosse desenhar dali seria mais um enquadramento semelhante a todos os outros, depois desfiz-me dessa ideia, pois cada um vai desenhar de forma diferente. As suas escolhas e outros vão dar corpo aos seus registos. Entretanto comecei a olhar para a linha do horizonte e vi uma subtil curva, em vez de uma linha recta como por norma tendemos a fazer. Lembrei-me de um sketcher que usa a perspectiva do olho de peixe. Acho que é assim que se chama e não me recordo do nome do senhor. Talvez Prescópio ou algo do género. Não sei. Desenhei a linha e daí comecei num jogo de proporções e claro-escuro acentuado, sem meios tons, sendo fiel ao que observava. Não cheguei a seguir a ideia inicial de fazer tudo o que avistava pela janela, contudo ainda pôs a hipótese de seguir no verso e páginas seguintes. O que acabei por não completar. Quem sabe não continuo seguindo a linha de horizonte nos próximos. 
Tem algo que também marcou-me o encontro: senti uma presença de alguém próximo e comecei a pensar no covid. Ainda convivo com pensamentos desses, não só ocorreu hoje como noutros dias. Ainda me preocupa, no entanto tento seguir com alguma normalidade e levar de espírito mais leve, sentindo-me por vezes tola por pensar nisso e por ver todos descontraídos.


sexta-feira, 14 de agosto de 2020

60º Encontro de Diários Gráficos | Em busca de uma vista panorâmica | Anfiteatro das Portas do Mar


Dia 22 de agosto, sábado, às 10:30 no anfiteatro das Portas do Mar, está agendado um novo encontro de diários gráficos, sendo que o tema é "em busca de uma vista panorâmica".

Respeitaremos as devidas precauções: atividade ao ar livre, não excedermos o total de 20 pessoas, mantermos o distanciamento social e o uso de máscara tanto no exterior como no interior.

O encontro exige confirmação de presença. 
Inscrevam-se através do nosso email:
urbansketchersazores@gmail.com

Ficamos à vossa espera. Bons desenhos!

domingo, 9 de agosto de 2020

Fomos acampar ao Faial, 2020

 



Sara Rocha Silva, Fomos acampar ao Faial, 2020
Tinta de esferográfica e marcadores sobre papel, 148 x 210 mm

Fomos passar um dia ao Faial. Acampamos por lá, sendo um dos desenhos no parque de campismo de Almoxarife, frente à praia. Outro nos Capelinhos e os primeiros no barco Gilberto Mariano. Fomos também à Caldeira mas estava tapado. Numa foto que vi, aquilo parecia um lugar tirado dos contos de fadas, aliás fez lembrar a história dos dinossauros. Temos que passar por um tunel entre a montanha, uma passagem como quem entra pela toca do coelho. Durante o dia também fizemos canadas à procura de um sitio para almoçar. Não era qualquer carro que passava por lá. O GPS enganou-nos. Almoçamos no restaurante Aldina. Aconselho. Muito boa a apresentação e os pratos muito saborosos. 


sábado, 8 de agosto de 2020

Diário gráfico | ana itat

Fui a pé até à praia, e, acreditem, é uma longa caminhada, quando lá cheguei vi a bandeira vermelha hasteada. Estava super confusa e a desejar um mergulho, afinal, o mar parecia ótimo. Perguntei o que se passava e responderam me que haviam encontrado uma bactéria na água, achei estranho. Fui pesquisar sobre, mas não achei nada, só um dia depois é que vi na Internet que tinha sido encontrada uma mancha na água. Fiquei a suspeitar de uns barcos grandes que tinha avistado por dois dias seguidos, antes do acontecimento.

Desenho no instagram <-

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Acampamento no Topo, S.Jorge, 1 e 2 de agosto de 2020











Sara Silva, Acampamento no Topo, S.Jorge, 1 e 2 de agosto de 2020
Tinta de esferográfica e marcadores sobre papel creme texturado, 210 x 148 mm

Fomos acampar no Topo, numa zona balnear. Jogamos a Marralhinha, jogo típico da Terceira, e muitas das anotações de texto são conversas durante o mesmo, pelo menos o que ia ouvindo e afixando, sendo por vezes fragmentos, já que não conseguia perceber ou acompanhar tudo. 
Quando de regresso a casa, paramos no Miradouro das Manadas para ver o Pôr de Sol, no qual aproveitei para realizar o desafio da Isa.

sábado, 1 de agosto de 2020

Oficinas Singulares #02

         
Parque D.Carlos I, Caldas da Raínha                            Da Janela na hora do almoço

Oficinas Singulares#02 | Isa Silva

À semelhança do desenhar com… este projeto consiste em conversas informais - em Livestream - sobre a prática do desenho.
Nesta 2ª sessão convidamos a Urban Sketcher Isa Silva para nos falar da sua abordagem e desafiar-nos a desenhar - no/ num local - de acordo com o seu modo de ver.
Esta conversa fez-se em direto no facebook e foi partilhada no instagram e no Youtube.

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Na sequência das diretrizes estabelecidas pela Autoridade de Saúde e pelo Governo dos Açores, relativamente ao esforço nacional de contenção do novo coronavírus (COVID-19) e estando cientes da instabilidade - mundial - da situação de exceção que vivemos, não nos resta outra alternativa que não seja a de evitar situações que ponham em causa a saúde pública. Embora nos Açores a situação pareça estar controlada, tudo aponta para que haja uma segunda vaga desta pandemia em outubro e assim, parece-nos sensato evitar situações que ponham em causa a saúde dos Açorianos e de todos os demais envolvidos no Encontro nacional de Urban Sketchers nos Açores.
Estamos conscientes do impacto que esta decisão tem junto de todos os que já tinham organizado a sua vinda para São Miguel e por isso mesmo procederemos à devolução das cauções já pagas ou ao seu «congelamento» se assim o desejarem.
Os Urbansketchers Açores continuarão a trabalhar para proporcionar um encontro nacional de UrbanSketchers 2021 especial e livre de constrangimentos.

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Domingo nas Furnas




Passei o fim-de-semana nas Furnas e aproveitei para representar a paisagem que se deixava ver pelo alpendre da casa.

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Oficinas Singulares #02


OFÍCINAS SINGULARES #02 com Isa Silva em livestream no Facebook

À semelhança do desenhar com… este projeto consiste em conversas informais - em Livestream - sobre a prática do desenho.
Nestas sessões -mensais- convidamos um desenhador (entenda-se, praticante de Desenho) para nos falar da sua abordagem e desafiar-nos a desenhar - no/ num local - de acordo com o seu modo de ver.
A conversa será apresentada em direto no Facebook e partilhada no Instagram e no youtube.

Esta parece-nos uma boa forma de aproximar as pessoas de todos o País e além fronteiras e de mostrar o que se faz em caderno.

No dia 1 de agosto (sábado) às 10 horas nos açores/ 11 horas em Portugal continental vamos conversar em direto com Isa Silva e contamos com a vossa presença.

sexta-feira, 17 de julho de 2020

"Sózinha" no Portinho da Queimada, 2020

Sara Rocha Silva, "Sózinha" no Portinho da Queimada, 2020

Eu andava a desvalorizar o que desenhava. Pensei é falta de cor, é do caderno, é da concentração, é do movimento, mas hoje 16 de julho, 23:53, já olhei com outros olhos. Atribuímos valores simbólicos, afectivos, estéticos, entre outros, conforme por vezes humores,  sensações, emoções, incertezas, padrões, quebras, rupturas, distanciamento, sentimentos, conhecimentos, preconceitos ... Eu já estava a espera. Hoje penso que não posso é parar. Para além do desenho nos ajudar a fixar não só um rasto no caderno de uma passagem que pode nos levar a recordações como uma lembrança que trazemos de uma viagem,  mas também registar na memória o que está à nossa volta com outra facilidade, por exemplo eu sou muito má em afixar os nomes dos lugares e orientação no espaço, é como se fosse numa viagem de carro observando pela janela como quem vê um filme. Não sei o que fica a norte e a sul porque não é o que me interessa mais, mas acho que o facto de desenhar ajuda-me a prestar atenção de um modo diferente, mais focada, talvez por olhar e reolhar para uma região ou me levar a perguntar, mas como se chama esse lugar, mas isso parece aquilo ou acolá por comparação, entre outros, como uma análise, uma análise que não pára logo a seguir ao desenho dado como (in)acabado, mas que continua quando olho para ele e para outros que não se limitam a esses registos gráficos mas a todos os outros e muito mais. No entanto, isso também é fruto de um presente que por sua vez se liga a um passado e futuro talvez de expectativas, idealizações, medos,  ou falta deles até, também eles ligados.
Estou dizendo essas coisas para tal como o desenho, eu ter um registo, dessa vez de um pensamento que até pode vir mudar ou a crescer. Isso pode não soar a novo, mas às vezes é preciso para o organizarmos ou até mesmo para não esquecer como quem sublinha uma frase que gosta de um livro.


Em relação ao desenho foi feito em mais um dia no Portinho da Queimada, estava "sózinha" e penso que foi no dia 14 de julho, já que foi depois da partida dos meus pais, dia em que recebi um novo caderno e antes do churrasco.