
no local
sábado, 12 de setembro de 2020
domingo, 6 de setembro de 2020
(a)Riscar o Património 7ª ed. | 61º encontro USK PORTUGAL Açores
Tendo em conta o contexto de Pandemia provocado pela Covid 19, por demais conhecido e vivido pela sociedade nos últimos meses, o (a)Riscar o Património faz o que todos procuramos fazer, dentro das diferentes possibilidades e condicionalismos: adapta-se, resiste e avança, ajustando as actividades à nova realidade.
Assim, os Urbansketchers Açores em parceria com o Museu Carlos Machado dão continuidade ao (a)Riscar o Património lançando o repto para a participação na 7ª Edição, contando poder realizar o encontro presencialmente no dia 26 de Setembro, Sábado – de acordo com o calendário das Jornadas que decorrem, praticamente em toda a Europa, entre 25 e 27 de Setembro. Este ano, o tema é Património e Educação e, como de costume, contamos participar simultaneamente com desenhadores que em diferentes localidades de todo o país estarão - no mesmo dia - unidos pelo desenho.
Estamos a preparar tudo para que o encontro em São Miguel aconteça na Lombinha da Maia no atelier e loja “Tecelagem O Linho” com a Artesã Lurdes Lindo.
A tecelagem é milenar, acompanha-nos desde os primórdios da civilização. Associa-se às necessidades do ser humano, de agasalho, de proteção e de expressão. São fibras (...) de linho, fiadas e tingidas por processos manuais, que nos teares, através das mãos da Artesã, se unem em cores e formas próprias.
Data: 26 de setembro (sábado)
Hora: 11:00 am
Ponto de encontro: “Tecelagem O Linho” Estrada Regional – Lombinha da Maia, Nº 17
Precauções determinadas pela conjuntura: o uso de máscara, distanciamento social e confirmação de participação *.
Parceiro: Museu Carlos Machado
Anfitriã: Alexandra Baptista
*OO evento é gratuito mas exige confirmação de presença: urbansketchersazores@gmail.com
A iniciativa dirige-se a todos os amantes do desenho e dos trabalhos resultantes dos encontros nacionais organiza-se, como habitualmente, uma exposição itinerante que leva a todo o país desenhos que reflectem o universo de todos os que riscam e arriscam – no desenho, no património e na vida.
Oficinas Singulares #03 | Mário Linhares
À semelhança do desenhar com… esta sessão consiste numa conversa informal - em Livestream - sobre a prática do desenho.
Farol do Arnel
quinta-feira, 3 de setembro de 2020
Três
Jardim Antero de Quental
sexta-feira, 28 de agosto de 2020
Oficinas Singulares. #03 | Mário Linhares
Nesta 3ª sessão convidamos o Urban Sketcher Mário Linhares para nos falar da sua abordagem e desafiar-nos a desenhar - no/ num local - de acordo com o seu modo de ver.
Esta conversa será apresentada em direto aqui no facebook e partilhada no instagram e no Youtube.
#oficinassingulares
#uskazores
#urbansketchers
terça-feira, 25 de agosto de 2020
sábado, 22 de agosto de 2020
Portas do Mar
Já tinha saudades dos encontros usk, ainda bem que se criaram condições para podermos retomar a nossa prática. Respeitámos o distanciamento social e mantivemo-nos de máscara para evitar problemas.
Acho que passei a maior parte do tempo na conversa, gostei de rever os sketchers e acabei por desenhar pouco. A vista estava magnífica e o dia especialmente luminoso e solarengo, gostei muito.
60º Encontro de Diários Gráficos | Anfiteatro das Portas do Mar | Em busca de uma vista panorâmica | 22-08-2020
Tinta esferográfica sobre papel, 148 x 210 mm
Hoje foi o reencontro dos urban sketchers no anfiteatro das Portas do Mar. Foi muito giro e fiquei bastante surpreendida. A ideia da panorâmica era algo que já me atraia, tendo em conta o lugar que era, no entanto só me apercebi que tinha ido poucas vezes ao cimo, quando estava a caminho, a avistá-lo de longe. O dia está óptimo e o mar estava um rio. Quando vi todos sobre o parapeito da janela panorâmica, eu pensei que se fosse desenhar dali seria mais um enquadramento semelhante a todos os outros, depois desfiz-me dessa ideia, pois cada um vai desenhar de forma diferente. As suas escolhas e outros vão dar corpo aos seus registos. Entretanto comecei a olhar para a linha do horizonte e vi uma subtil curva, em vez de uma linha recta como por norma tendemos a fazer. Lembrei-me de um sketcher que usa a perspectiva do olho de peixe. Acho que é assim que se chama e não me recordo do nome do senhor. Talvez Prescópio ou algo do género. Não sei. Desenhei a linha e daí comecei num jogo de proporções e claro-escuro acentuado, sem meios tons, sendo fiel ao que observava. Não cheguei a seguir a ideia inicial de fazer tudo o que avistava pela janela, contudo ainda pôs a hipótese de seguir no verso e páginas seguintes. O que acabei por não completar. Quem sabe não continuo seguindo a linha de horizonte nos próximos.
Tem algo que também marcou-me o encontro: senti uma presença de alguém próximo e comecei a pensar no covid. Ainda convivo com pensamentos desses, não só ocorreu hoje como noutros dias. Ainda me preocupa, no entanto tento seguir com alguma normalidade e levar de espírito mais leve, sentindo-me por vezes tola por pensar nisso e por ver todos descontraídos.
quarta-feira, 19 de agosto de 2020
sexta-feira, 14 de agosto de 2020
60º Encontro de Diários Gráficos | Em busca de uma vista panorâmica | Anfiteatro das Portas do Mar
Dia 22 de agosto, sábado, às 10:30 no anfiteatro das Portas do Mar, está agendado um novo encontro de diários gráficos, sendo que o tema é "em busca de uma vista panorâmica".
Respeitaremos as devidas precauções: atividade ao ar livre, não excedermos o total de 20 pessoas, mantermos o distanciamento social e o uso de máscara tanto no exterior como no interior.
O encontro exige confirmação de presença.
Inscrevam-se através do nosso email:
urbansketchersazores@gmail.com
Ficamos à vossa espera. Bons desenhos!
segunda-feira, 10 de agosto de 2020
domingo, 9 de agosto de 2020
Fomos acampar ao Faial, 2020
Sara Rocha Silva, Fomos acampar ao Faial, 2020
Tinta de esferográfica e marcadores sobre papel, 148 x 210 mm
Fomos passar um dia ao Faial. Acampamos por lá, sendo um dos desenhos no parque de campismo de Almoxarife, frente à praia. Outro nos Capelinhos e os primeiros no barco Gilberto Mariano. Fomos também à Caldeira mas estava tapado. Numa foto que vi, aquilo parecia um lugar tirado dos contos de fadas, aliás fez lembrar a história dos dinossauros. Temos que passar por um tunel entre a montanha, uma passagem como quem entra pela toca do coelho. Durante o dia também fizemos canadas à procura de um sitio para almoçar. Não era qualquer carro que passava por lá. O GPS enganou-nos. Almoçamos no restaurante Aldina. Aconselho. Muito boa a apresentação e os pratos muito saborosos.
sábado, 8 de agosto de 2020
Diário gráfico | ana itat
Desenho no instagram <-
quarta-feira, 5 de agosto de 2020
segunda-feira, 3 de agosto de 2020
Acampamento no Topo, S.Jorge, 1 e 2 de agosto de 2020
Sara Silva, Acampamento no Topo, S.Jorge, 1 e 2 de agosto de 2020
sábado, 1 de agosto de 2020
Oficinas Singulares#02 | Isa Silva
sexta-feira, 24 de julho de 2020
Estamos conscientes do impacto que esta decisão tem junto de todos os que já tinham organizado a sua vinda para São Miguel e por isso mesmo procederemos à devolução das cauções já pagas ou ao seu «congelamento» se assim o desejarem.
Os Urbansketchers Açores continuarão a trabalhar para proporcionar um encontro nacional de UrbanSketchers 2021 especial e livre de constrangimentos.
quinta-feira, 23 de julho de 2020
Domingo nas Furnas
segunda-feira, 20 de julho de 2020
Oficinas Singulares #02
sexta-feira, 17 de julho de 2020
"Sózinha" no Portinho da Queimada, 2020
Eu andava a desvalorizar o que desenhava. Pensei é falta de cor, é do caderno, é da concentração, é do movimento, mas hoje 16 de julho, 23:53, já olhei com outros olhos. Atribuímos valores simbólicos, afectivos, estéticos, entre outros, conforme por vezes humores, sensações, emoções, incertezas, padrões, quebras, rupturas, distanciamento, sentimentos, conhecimentos, preconceitos ... Eu já estava a espera. Hoje penso que não posso é parar. Para além do desenho nos ajudar a fixar não só um rasto no caderno de uma passagem que pode nos levar a recordações como uma lembrança que trazemos de uma viagem, mas também registar na memória o que está à nossa volta com outra facilidade, por exemplo eu sou muito má em afixar os nomes dos lugares e orientação no espaço, é como se fosse numa viagem de carro observando pela janela como quem vê um filme. Não sei o que fica a norte e a sul porque não é o que me interessa mais, mas acho que o facto de desenhar ajuda-me a prestar atenção de um modo diferente, mais focada, talvez por olhar e reolhar para uma região ou me levar a perguntar, mas como se chama esse lugar, mas isso parece aquilo ou acolá por comparação, entre outros, como uma análise, uma análise que não pára logo a seguir ao desenho dado como (in)acabado, mas que continua quando olho para ele e para outros que não se limitam a esses registos gráficos mas a todos os outros e muito mais. No entanto, isso também é fruto de um presente que por sua vez se liga a um passado e futuro talvez de expectativas, idealizações, medos, ou falta deles até, também eles ligados.
Estou dizendo essas coisas para tal como o desenho, eu ter um registo, dessa vez de um pensamento que até pode vir mudar ou a crescer. Isso pode não soar a novo, mas às vezes é preciso para o organizarmos ou até mesmo para não esquecer como quem sublinha uma frase que gosta de um livro.
Em relação ao desenho foi feito em mais um dia no Portinho da Queimada, estava "sózinha" e penso que foi no dia 14 de julho, já que foi depois da partida dos meus pais, dia em que recebi um novo caderno e antes do churrasco.














































