Pesquisar neste blogue

no local

--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *

«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Forte de São Brás | Ponta Delgada

Lembro-me de desenhar, desde sempre, em caderninhos. Doodleava, projetava e brincava abrindo e fechando janelas com desenhos recortados ou inacabados que despretenciosamente me acompanhavam... mas, não tinha por hábito o registo do quotidiano, do espaço ou de equipamentos urbanos. É curioso que desde que me envolvi nisto dos USK passei a olhar o meu contexto de outro modo. Sinto-me «coagida» pelo desenho que sacia aumentando a curiosidade! (A)riscar o Património/ Heritage Sketching é uma iniciativa da DGPC - com o apoio dos Urban Sketchers Portugal, integrada nas Jornadas Europeias do Património, que decorrerão em todo o país. Em Ponta Delgada o encontro está marcado para dia 27 de setembro pelas 14:00h. Com a Ana Cristina Moscatel e a Sofia Botelho definiu-se que o (A)riscar o Património se desenvolveria a partir do Forte de São Brás e assim será!!!
«O Forte de São Brás, oficialmente Prédio Militar nº 001/Ponta Delgada, também referido como Castelo de São Brás, localiza-se na freguesia de São José, na cidade e concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos AçoresConsiderado o mais importante exemplar de arquitectura militar do século XVI e a mais poderosa fortificação da ilha, foi erguido sobre uma ponta no primitivo ancoradouro de ponta Delgada, com a função de sua defesa contra os ataques depiratas e corsários, outrora frequentes nesta região do Oceano Atlântico wikipedia

Sem comentários: