terça-feira, 7 de junho de 2016

Encontro 16 USKaz SMiguel | Desenhar com Helena Monteiro


O nosso 16ºencontro foi interessante e esteve bem «povoado» (embora a fotografia não registe todas as presenças). Para já, tivemos muita sorte com o tempo... abriu uma janela temporal (digo eu) que nos permitiu realizar - a seco - a maior parte do encontro e nos fez acreditar que a manhã de sábado foi proveitosa. Conjugámos a visita da Helena Monteiro a São Miguel com a nossa vontade de desenhar em conjunto. No jardim António Borges a Helena contou-nos um pouco da história da formação do grupo USK nacional e mostrou os seus cadernos. Falou de «truques» e de estratégias para dar a volta a algumas «fragilidades» e defendeu - no desenho - a importância do processo em prol do resultado final, incitando para a liberdade e vontade de desenhar. 



Eu desenhei muito pouco, mas ainda assim usei os carimbos que a «Senhora das árvores» trouxe. Uni dois postais, em papel de aguarela e tentei explorar algumas dicas sugeridas pela Helena. Fui apontando «coisas soltas» com o intuito de estabelecer ligações e de criar  -no desenho- um contexto para a figura representada (HFM) e para o seu caderno de viagem a São Miguel (pousado sobre o banco) fossem o mais importante das páginas... Obrigada HFM pela amabilidade e pela partilha!!
(Artline 200 Fine 0.4, Graph'it shake, posca sobre aguarela)                                                                                                                  |«in situ»|

2 comentários:

hfm disse...

já saquei as fotos para memória futura. A oferta da página já está colada no meu sketchbook com os devidos créditos. Obrigada foi um óptimo encontro e gostei imenso de ter participado.

Alexandra Baptista disse...

Helena, foi uma partilha genuína, os USK agradecem!!!