Pesquisar neste blogue

no local

--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *

«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Desenhar Alâmpadas


Vamos desenhar Alâmpadas no dia 15 de junho pelas 10:30h, estes objetos enquadram-se nas celebrações da Festa de São Pedro, na freguesia da Ribeira Seca, da Ribeira Grande. 

Os Urban Sketchers Azores associam-se a esta festividade para registar o fabrico das “Alâmpadas”. Este encontro será no salão de festas mesmo no largo da igreja da Ribeira Seca.

As festas de São Pedro ou Cavalhadas de São Pedro, no concelho da Ribeira Grande fazem parte do património cultural imaterial da ilha de São Miguel e as “Alâmpadas” também fazem parte desta tradição secular. São essencialmente arranjos florais em forma de lampário e compostos pelas flores e frutos da época, como as hortênsias, os bordões de S. José, o milho, a laranja, o limão, o ananás, entre outros.

Estes ornamentos são pendurados nas varandas ou paredes das casas de quem oferece um contributo financeiro/material em sinal de promessa para o santo. É uma forma de agradecer a fertilidade da terra para as novas colheitas. 


O encontro terá inicio às 10:30h e finaliza às 13:00h, mas há a possibilidade de acompanhar os trabalhos à tarde. Assim, quem quiser ficar a desenhar durante a tarde, deve levar lancheira.

Sem comentários: