Pesquisar neste blogue

no local

--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *

«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Workshop de Pão artesanal (com massa mãe) | Mafalda Neuville

O pão resulta da mistura de farinha, água e fermento, começou a produzir-se há cerca de 6 mil anos na Mesopotâmia, ao longo dos tempos transformou-se na base da alimentação de muitos povos, adquirindo também um significado relevante em muitas religiões.  

“Mãos na Massa “é uma iniciativa dirigida à comunidade educativa, através da simbologia do pão, pretende-se refletir sobre a origem e a sustentabilidade dos alimentos.

Sessão de Cinema | Mostra Etnográfica | Workshop | Degustação


Caros Sketchers

é com entusiasmo que vos convidamos a participar nesta 1ª iniciativa da escola, dedicada à alimentação e ao valor ancestral e simbólico do pão.

A Escola Secundária Antero de Quental celebra o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, com “Mãos na Massa”, uma homenagem ao Pão. Esta iniciativa é dirigida à comunidade educativa e propõe um workshop gratuito e aberto a todos os que queiram participar. Terá lugar no refeitório da Escola Secundária Antero de Quental, já no próximo dia 16 de outubro, pelas 16h30. O workshop inclui uma visita orientada à Mostra Etnográfica (na escola) e uma degustação do pão amassado na Cantina da escola, que contará com a participação de oradores no campo da nutrição e da sustentabilidade.   Esta primeira edição experimental terá inscrições abertas a 35 participantes (inscrição aqui). 

Os Sketchers estão convidados a participar no workshop e a registar o evento.


O pão! Além de estar profundamente enraizado na base da alimentação é também um símbolo de união e de comunhão. Ao longo dos séculos, tem sido a base de inúmeras refeições em inúmeras mesas, servindo como alimento para todas as pessoas.


É através do pão que manifestamos o nosso desejo de sustento e de prosperidade, enquanto procuramos concretizar as nossas metas e aspirações. O ato de “ganhar o pão” representa a busca pela sobrevivência, pelo progresso e pelo crescimento pessoal. A preparação deste alimento simboliza tempo, paciência, prazer e necessidade.

O  pão está também, intrinsecamente, ligado a diversas crenças e tradições. Em muitas culturas, ele é considerado sagrado e está associado a rituais religiosos, simbolizando a presença divina. Este alimento de dimensão mundial tem um elevado valor para a saúde e para a nutrição, essencial para o bem-estar físico e mental do consumidor. É também um objeto de partilha, de generosidade e de solidariedade, frequentemente, saboreado entre amigos, familiares e estranhos. 

Ao desfrutarmos de um pão quente delicioso e estaladiço, alimentamos não só o nosso corpo, mas também a alma. Ativa-se, neste contexto, uma   tradição milenar, repleta de significado e simbolismo. O pão une as pessoas, transcende fronteiras e atenua diferenças culturais. Remete-nos para a partilha, para a perseverança e para a gratidão. 

(Alexandra Baptista)



O programa inclui:

01. Sessão cinema: filme “Pão” de André Laranjinha.  Conversao realizador.
08:30 horas I Biblioteca Patrimonial da ESAQ 

10:15 horas I Biblioteca Patrimonial da ESAQ 


02. Mostra Etnográfica MCM
Todo o dia I ESAQ 


03. Workshop pão artesanal orientado por Mafalda Neuville
16:30 horas I Cantina da ESAQ


04. Visita guiada à Mostra Etnográfica MCM
18:00 horas I ESAQ


05.
 Degustação do pão - mesa redonda
18:00 horas I Cantina da ESAQ

 

Participe! 


Traga um avental e um pequeno recipiente de vidro com tampa

Sem comentários: