Pesquisar neste blogue

no local

--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *

«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»

sábado, 28 de outubro de 2023

Oficinas Singulares #40 |João Pedro Coutinho

À semelhança do desenhar com… esta sessão consiste numa conversa informal - em Livestream - sobre a prática do desenho.

Nesta 40ª sessão convidamos o João Pedro Coutinho para nos falar da sua abordagem e a desafiar-nos a desenhar - no/ num local - de acordo com o seu modo de ver.

«O exercício que vos proponho tem um carácter essencialmente lúdico. É uma experiência. Já terá sido tentada, de certeza absoluta que não inventei a roda.

Como desenhadores do quotidiano, uma das nossas principais valências é a observação. Demoramo-nos detalhadamente sobre os espaços, objetos e pessoas, percorrendo com o nosso olhar, cada pormenor, cada contorno.

Simultaneamente, cada um de nós, no seu dia-a-dia, já esteve em determinados espaços milhões de vezes. Será que os conhecemos intimamente? Ou será que a nossa memória nos atraiçoa?

Não vou agora entrar em discussões filosóficas sobre a perceção, mas é sabido que temos uma memória objetiva, que o nosso cérebro regista com perfeita exatidão, e uma memória subjectiva, que é processada emocionalmente, manipulada e distorcida pelo “filtro” da nossa experiência de vida.

Escolham um canto da vossa casa, o vosso quintal, ou jardim, a rua por onde passam todos os dias. MAS NÃO VÃO LÁ AGORA!

Peguem no vosso caderno e material de desenho, e sem mais, comecem a desenhar, com base na vossa memória visual. Não sei dar o nome técnico-científico do processo, mas todos nós conseguimos aceder a essa espécie de visita virtual nas nossas cabeças. Escolham o material e a técnica que vos apetecer, mas tentem dar algum detalhe, podem usar cor, se assim o entenderem. É um jogo para aferir o que pensamos conhecer e o que conhecemos de facto.

E só no final, depois de terminar, vão ao espaço, comparem o que afinal é, com o que pensavam que era, tirem uma foto e partilhem juntamente com o desenho. Divirtam-se!»

João Pedro Coutinho



Instagram: https://www.instagram.com/joao_coutinho_ilustracao/

https://tigrepapel.pt/product/os-dias-de-um-traco/


@joao_coutinho_ilustracao/

#USkPAzores

#USkPortugal

#oficinassingulares


Sem comentários: