Pesquisar neste blogue

no local

--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *

«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Desenhar com Bruno Vieira, 3.set.2022


Aguarela em papel A5
Caneta em papel A5

Caneta fineliner em papel A5

 

    O encontro dos Urban Sketchers Açores contou com a presença do artista Bruno Vieira, no qual nos propus um desafio. O desafio consistia em fazer um sketch com apenas uma cor (monocromático). 

    Decidi usar os tons quentes, como o laranja, para fazer a estátua de Gonçalo Velho (1ª imagem), destacando os claros dos escuros. Acabei acrescentando um elemento a verde, ou seja um tom frio, para destacar o fundo do elemento principal e dar profundidade ao desenho.

    Na 2ª imagem, apenas fiz um esboço rápido da estátua, com a vista de trás. A última imagem, fiz um sketch ao pormenor do monumento das Portas da Cidade, usando apenas caneta fineline castanho.

    Os desenhos do Bruno Vieira mostraram-me simplicidade, muito trabalho nos seus anos de carreira e sobretudo rigor e consistência nas cores e no conteúdo/temática. 

    A experiência de ver os desenhos do Bruno Vieira deu-me inspiração e vontade de continuar a praticar o desenho e a pintura, seja com aguarelas ou outro tipo de tintas. Espero repetir a experiência e poder ver e aprender com os trabalhos de outros artistas.


1 comentário:

Bruno Vieira disse...

Os arcos não são nada fáceis de desenhar, os teus resultaram bastante bem.
Espero que continues a explorar a cor, a ideia de contraste cromático foi uma boa opção.
Ver com atenção o que nos rodeia, assim como outros trabalhos e questionar como funcionam, como resultam, é uma das melhores ferramentas para aprender, a outra é experimentar, testar. E por fim, ajuda não elevar demasiado a fasquia mas procurar sempre melhorar.
Obrigado Helena.