59 Encontro Urban Sketchers Açores
07 de Março
Fábrica de Chá da Gorreana
Finalmente, no passado dia 7 de março, os Urbansketchers Açores regressaram, à Fábrica de chá da Gorreana, uma produtora de chá de primeira classe e de reconhecimento internacional. A visita foi dirigida por Pedro Pascoal de Melo. Para além da formação académica, o nosso anfitrião tem desenvolvidotrabalhos relacionados com a história do chá nos Açores, nomeadamente sobre as fábricas da Mafoma e Gorreana.
A Gorreana enquanto plantação, fábrica e museu, é o local idilico para degustar uma chávena de chá ao mesmo tempo que se pode apreciar as máquinas Marshall originais datadas de 1840 ainda em funcionamento na fábrica.
A visita guiada serviu de incentivo e para "abrir o apetite" aos sketchers ali presentes. Possuidor de grandes conhecimentos o " nosso guia" explicava com sabedoria a história da fábrica e da plantação do chá nos Açores. Entretanto, já se sentiam os cadernos e as tintas a trabalhar. havia muito a desenhar.
Um autêntico museu vivo. Imponentes máquinas com mais de 100 anos de trabalho. Todo o processo de elaboração do chá foi nos explicado, com o aroma do chá a perfumar todo o ambiente.
As paisagens verdejantes, uma vista de cortar a respiração envolviam os presentes que desejavam registar todos os momentos.
Um pormenor muito interessante, e que por coincidência parecia juntar-se ás comemorações do dia da mulher (dia 8 de março) é o facto da fábrica da Gorreana ter estado sempre em mãos de mulheres. conseguimos ver uma marca disto, através de uma gravação em pedra numa das paredes laterais da fábrica, com as iniciais de HPGC 1898 (Hermelinda Pacheco Gago da Câmara). Hoje em dia são as irmãs Madalena e Sara Motta que comandam os destinos da Gorreana, um ex-libris de São Miguel e dos Açores. A mais antiga ,e atualmente única, plantação de chá da Europa, Cultiva-se este produto maravilhoso desde 1883 mantendo desde então as tradições originais do oriente e as qualidades ancestrais há já 5 gerações familiares.
Não há turista que não tenha no seu roteiro a visita à fabrica e a degustação de um aromático chá.
Nós residentes, fazemos da Gorreana quase uma segunda casa. Todo o ambiente acolhedor, o aroma, a paisagem e a paz são como "nossos familiares". Um cenário único, um prazer único, um sabor único, numa ilha verde, cheia de plantações de chá, de trilhos e cascata que envolvem toda aquela zona digna de um paraíso terrestre.
Ana Cristina Zeferino Arruda
Sem comentários:
Enviar um comentário