Pesquisar neste blogue

no local

--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *

«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Rota da água -Trilho da Janela do Inferno

 

Rota da água -Trilho da Janela do Inferno
Sábado - 22 de fevereiro 2025
Hora: 9:30 (autocarro)
Ponto de encontro: Universidade dos Açores - Portão sul
………………….........................................................
Caros sketchers,
Desta vez associamo-nos à Universidade dos Açores e vamos realizar um trilho desenhando, pretendemos conseguir entre todos, um conjunto de desenhos  robusto , que nos permita ilustrar o trilho.

É no âmbito do projeto transnacional - TRANS-Lighthouses que visa compreender e implementar Soluções Baseadas na Natureza (NBS), ambiciona repensar e reformular políticas públicas, ações e iniciativas que permitam influenciar a intervenção comunitária, tendo em vista criar soluções ecologicamente justas numa sociedade ambientalmente sustentável.
O TRANS-Lightouses integra uma rede de “faróis” em áreas rurais, costeiras e florestais. Cada farol é composto por laboratórios de conhecimento, casos de estudo e casos piloto que são desenvolvidos por uma rede de parceiros locais e internacionais.
Neste sentido a UAc, enquanto entidade envolvida neste projeto, ambiciona uma transformação social agro-ecológica onde se co-controi uma relação entre arte, cultura e ambiente como estratégias de desenvolvimento sustentável. Neste contexto, e em parceria com os Urbansketchers de Ponta Delgada, uma nova iniciativa de mapeamento da diversidade está em marcha, desta vez por meio do desenho em grupo, que permitirá observar e interpretar a biodiversidade, o território e a paisagem, a vida natural e os elementos da cultura arquitectónica presentes no contexto do piloto “Rota da água -Trilho da Janela do Inferno.”

Assim, será uma atividade aberta a todos, que permitirá a todos os participantes desenvolver a sua criatividade, desenhar paisagens, rabiscar a biodiversidade, a floresta e os elementos naturais ou construídos da Janela do inferno. Deste modo pretende-se facilitar e explorar a conexão entre arte e natureza, onde a prática do desenho pode servir como um meio de sensibilização ambiental, estimulando um olhar mais atento e artístico sobre o ecossistema e o mundo natural que nos rodeia.
…………….
Nota:
1) É importante que se façam acompanhar de materiais de desenho, “lanche rápido”, água e calçado confortável.
2) Solicita-se que confirmem a vossa intenção de participação pois temos um autocarro ao nosso dispor, o que exige a gestão do número de lugares.
3) Os desenhos realizados durante a atividade poderão vir a ser impressos e expostos, para isso será necessário que sejam realizados «inSITU» e digitalizados com 300 dpi e enviados até uma semana após a realização da atividade para urbansketchersazores@gmail.com com uma declaração de direitos de reprodução (*) devidamente assinada.

DECLARAÇÃO DE DIREITOS DE REPRODUÇÃO

Eu, [Nome do Autor], portador(a) do documento de identificação nº [Número do Documento], residente em [Morada], na qualidade de autor(a) dos desenhos realizados no Trilho da Janela do Inferno, declaro que:

  1. Autorizo a reprodução, divulgação e utilização dos referidos desenhos no âmbito do projeto  TRANS-Lightouses, promovido pela UAC em parceria com os Urbansketchers Açores.

  2. Esta autorização inclui a publicação em suportes físicos e/ou digitais, tais como catálogos, exposições, redes sociais, websites e materiais promocionais associados ao projeto.

  3. A presente autorização (é/ não é) concedida a título gratuito e (permite/ não permite) eventuais adaptações ou alterações às imagens, desde que respeitada a integridade da obra e os direitos morais do autor.

  4. Esta autorização permite o autor utilizar as obras para outros fins. 

  5. O nome do autor deverá ser sempre creditado em qualquer utilização dos desenhos.

  6. Qualquer outra utilização dos desenhos fora do âmbito deste projeto carece de nova autorização expressa do autor.

Por ser verdade, firmo a presente declaração.

Local, Data e assinatura.


Sem comentários: