Pesquisar neste blogue

no local

--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *

«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»

terça-feira, 7 de maio de 2024

Festas de SS Cristo dos Milagres

Como nem sempre se consegue lugar, durante a vigília em São José, fui mais cedo para poder calmamente registar o momento. Levei pouca tralha comigo, ao contrário do que faço habitualmente. Sentei-me e o desenho surgiu calmamente, camada sobre camada. Agrada-me mais o original do que a sua reprodução. As cores, não sendo fidedignas, transmitem o ambiente e espírito do local.


Tenho pensado nos registos que tenho vindo a realizar ao longo dos anos reportando a festas do SSSCristo dos Milagres. Apesar de compreender o impacto da presença da imagem, recordo-me de em tempos de pandemia, com a imagem trancada no convento e inacessível ao comum dos mortais, as manifestações populares foram surgindo com uma essência e beleza inigualáveis. À porta do convento, sem hierarquias ou exigências de ordem maior, eram depositadas as mais diversas manifestações de interioridade e em silêncio… as pessoas iam-se alternando com civismo e devoção. Não tenho saudades daquela altura, mas gosto de pensar que aquele “vazio sonoro” era encantado, cheio de luz e de cor.

Sem comentários: