Pesquisar neste blogue

no local

--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *

«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Monumento ao emigrante de Álvaro Raposo de França

Dia 13 de Agosto às 10:00h vamos desenhar o Monumento ao Emigrante de Álvaro Raposo de França  (1999) que se encontra a sul do Campo de São Francisco, em frente ao Forte de São Brás.
Traz um caderno e os materiais da tua preferência.
Monumento ao emigrante de Álvaro Raposo de França  (1999)                Monumento ao emigrante de Álvaro Raposo de França  (1999)

«O fenómeno da emigração surge também evocado no espaço público da cidade de Ponta Delgada, corporizado por um conjunto plástico de elementos imagéticos, enaltecedores da dimensão heroica (idealizada) de uma família de emigrantes(17). Estes são representados insurgindo-se por entre duas fileiras de colunas de betão, (…) em alusão ao espaço aberto pela força e labor do (17).Trata-se de um monumento de caracter neorrealista. Evidencia o recurso a uma linguagem figurativa, um pouco conservadora nas formas e materiais utilizados, apesar do recurso e o recurso ao betão armado e a um plinto baixo, não-tradicional, que permite a interação direta entre o público e o monumento. 
Homem (18), assumindo assim uma posição de liderança na frente do espaço circular da base representativa da esfera armilar, alusiva à diáspora (19) – nela, sabe-se que os emigrantes açorianos detiveram e detém um papel de grande importância para a vida no arquipélago (20)

18 Lagarto, 1999 b: 4. 19 Também conhecida como "a esfera dos matemáticos" é uma divisa atribuída por D. João II ao seu primo, D. Manuel I. Esta, contem a expressão "Spera Mundi" - Esfera do Mundo - mais tarde, interpretada como sinal de um desígnio divino para o reinado de D. Manuel que se apresenta nos motivos artísticos do estilo como "Esperança do Mundo", interpretação vulgar para a mesma inscrição. Simboliza o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio In: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_manuelino. 20 Lagarto, 1999 a: 3. 


in, Oliveira Carolina, 2016, «O MONUMENTO AO EMIGRANTE AÇORIANO EM PONTA DELGADA SÃO MIGUEL – AÇORES», Universidade dos Açores.



Sem comentários: