Pesquisar neste blogue

no local

--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *

«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Desenhar com (VII) Maura Barreto #01

A Maura Barreto levou-nos a desenhar no Museu Carlos Machado no núcleo de Santo André,  a  escolha das salas dos invertebrados e dos fósseis (na história natural) prendeu-se ao seu interesse pelo desenho cientifico. A Maura toca saxofone e uma das coisas que tem vindo a colecionar são as palhetas do instrumento que toca e, atualmente, todas aquelas que lhe oferecem. As palhetas converteram-se em suporte de desenho, são uma delícia. Tenho vindo a acompanhar o seu projeto e é muito interessante vê-la em constante exploração. Os cadernos que leva para os encontros são, também, em miniatura, como se desenhasse para formigas. Ofereceu-nos uma palheta e dasafiou-nos a «desenhar pequeno, muito pequeno». Confesso que tive imensa dificuldade em reduzir a escala mas adorei o desafio e fui cumplice da sua dificuldade a desenhar em miniatura sobre junco. Gostei muito deste 33º encontro e das caras novas que, a nós, se juntaram.
(Caneta caligráfica, carimbo, aguarela grafite e lápis de cor)                                                                                                            «in situ»



Sem comentários: