Pesquisar neste blogue

no local

--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *

«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

RuActiva




«A identidade das cidades depende das suas vivências, das actividades implementadas e funções desempenhadas, sobretudo ao nível da Rua.» A 8 de dezembro, dia das montras em Ponta Delgada, o comércio tradicional é responsável por um concurso que envolve uma série de lojas e criam-se dinâmicas que envolvem a comunidade em geral. O arraial monta-se cedo e estende-se pela noite fora. Cria-se um cenário de festa onde a animação se dirige às muitas pessoas que vêm à cidade à procura do que ela tem para oferecer nesta época de Natal.





«A proposta RuActiva pretende reconstruir a cidade, através de acções capazes de restabelecer a dinâmica social e revitalizar a economia local. E asim, estimular e implementar ideias empreendedoras, projetos culturais e intervenções artísticas, em contacto directo com o público, são o  principal objectivo desta iniciativa. Para tal, propõe-se, anualmente, desenvolver, junto da comunidade, uma acção dedicada à requalificação dos centros urbanos, através da (re)ocupação temporária de espaços actualmente inactivos – os pisos térreos e suas montras.» Foi no âmbito da  RuActiva que os Urbansketchers Portugal Açores participaram dando uma nova pele a um piso térreo da cidade. Aproveitámos para divulgar o coletivo e homenagear a Inês Peixoto, uma jovem fundadora do grupo e pessoa apaixonada pelo desenho que... nos deixou subitamente. 

No final, a equipa estava exausta (porque foi tudo demasiado intenso e rápido) mas, feliz por ter conseguido dar conta do recado.

Fotocredit: Carlos Melo
Mais fotografias aqui.

2 comentários:

Celeste Vaz Ferreira disse...

Inspirador é a palavra que me ocorre ao ver esta publicação.
Uma equipa magnifica, um resultado lindo e uma foto onde vejo as pessoas que tive a sorte de ter conhecido.
Acho a ideia desta montra brilhante e, como já disse, estou a rebentar de orgulho de fazer parte dela.
Obrigada.

Alexandra Baptista disse...

(^L^) um grande beijinho Celeste.