Este ano celebramos a 10.ª edição do (a)Riscar o Património!
A atividade realizar-se-á no dia 23 de Setembro, Sábado – de acordo com o calendário das Jornadas Europeias do Património (JEP) que decorrem, praticamente em toda a Europa, entre 22 e 24 de Setembro. Sendo que o tema das Jornadas é Património Vivo – orientámo-nos para o património imaterial, ou intangível, na sua expressão mais visível e mais desenhável. Riscar%20o%20Patrim%C3%B3nio.jpg)
Nestas comemorações, os Urbansketchers Açores associaram-se à Câmara Municipal da Lagoa através do Museu - Convento de Santo António e focaram-se na Arte Bonecreira.Riscar%20o%20Patrim%C3%B3nio.jpg)
A arte bonecreira consiste no fabrico de pequenas figuras em barro, a partir de moldes em gesso, que se destinam aos presépios típicos micaelenses. A sua produção é artesanal, conferindo às peças especificidades estilísticas, e obedece a determinadas regras e técnicas.
A arte bonecreira é idiossincrática do concelho de Lagoa, e configura uma forma de arte popular que se incrementou no século XIX, com a abertura das primeiras fábricas de cerâmica no concelho. Alguns dos seus funcionários iniciaram a produção de bonecos de presépio em oficinas domésticas, tornando-se, assim, os primeiros bonecreiros do concelho lagoense. Os bonecreiros eternizam no barro tradições religiosas e profanas regionais.
A intenção da Câmara Municipal de Lagoa é dar continuidade a esta particular forma de arte, perpetuando as demonstrações religiosas, culturais e históricas da comunidade lagoense, que justificam o epíteto de “cidade presépio”, criando o projeto de Novos Bonecreiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário