Pesquisar neste blogue

no local

--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *

«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

A escola está diferente

A pandemia impôs grandes mudanças na Escola Secundária Antero de Quental, uma dessas alterações prende-se com o facto dos professores deixarem de ter acesso ao Bar e à Cantina e adaptou-se uma das salas de professores a essa função.

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Oficinas Singulares #09 | Emanuel Félix


À semelhança do desenhar com… esta sessão consiste numa conversa informal - em Livestream - sobre a prática do desenho.

Nesta 9ª sessão convidamos o Emanuel Félix para nos falar da sua abordagem e a desafiar-nos a desenhar - no/ num local - de acordo com o seu modo de ver. A conversa será apresentada em direto no facebook e partilhada no instagram e no nosso canal de Youtube.


Ao finalizar a conversa o nosso convidado lança-nos um desafio que gostaríamos de ver resolvido por todos aqueles que gostam de desenhar em caderno e que se sintam estimulados pelo desenho no local.


Usaremos esta estratégia para que, mensalmente, possamos aproximar praticantes de desenho do País e além fronteiras e para partilhar o que se faz em caderno.

Facebook: https://www.facebook.com/emanuel.fx

Instagram: https://www.instagram.com/emanel/


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Aeroporto João Paulo II


Levei os miúdos ao campo de futebol da Relva, um queria jogar à bola e o outro queria andar com a trotineta nas rampas para os skates, acabaram a jogar «trotiball», uma modalidade inventada na hora pelos primos Cabral. Entretanto, sentei-me no topo de uma das rampas, se a vista dali é privilegiada ainda me senti mais perto da pista. Foi estranho ver tantos aviões em terra... é um sinal dos tempos!

Mais desenhos da Praia das Milícias sem Goreti

 



terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

65ºEncontro desenho em Diários Gráficos

No dia 27 de fevereiro às 10:00h visitaremos o Arquivo de Ponta Delgada. Vamos à descoberta de algumas edições especiais, documentos raros, únicos ou antigos. De acordo com as exigências de segurança sanitária só é permitida a entrada de 10 pessoas. Por esse motivo pedimos que se inscrevam para o e-mail: urbansketchersazores@gmail.com, aceitaremos as  primeiras 10 inscrições.

(A sessão será emitida em direto para todos os que não tenham tido oportunidade de se juntar para desenhar no local.)

Muralha


Ao fundo avista-se Ponta Delgada com a sua «torre de Babel» (o Edificio do Centro Comercial Solmar),  à esquerda o ilhéu de São Roque que dá o nome à freguesia de Rosto de Cão e em primeiro plano a Muralha do “Fortim de São Caetano do Pópulo”, também referido como "Forte de São Caetano do Pópulo", localizada na praia do Pópulo, na freguesia de Rosto de Cão-Livramento, concelho de Ponta Delgada.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

O dia em que a Goreti estava de folga

 




Há uns tempos o meu primo disse-me que uma amiga dele tinha intitulado a núvem residente da praia das Milícias de Goreti. 
Nos dias (raros) em que havia céu limpo na praia das Milícias, o meu primo dizia-me: "Olha a Goreti hoje não está. Bora à praia?".

Hoje, ainda que seja 12 de fevereiro - inverno -, a Goreti não está e a praia enchesse de pessoas. 
Como é Carnaval, algumas estão mascaradas. 


No mesmo dia, mandei uma fotografia do céu azul ao meu primo (que não vive cá). Ele respondeu-me dizendo que a Goreti devia ter tirado a sexta-feira para ter um fim-de-semana grande de Carnaval.

É provável.  




segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

"365 Days of Art in Nature" - Dia 39

 



Hoje o meu livro levou-me a experimentar a técnica de "Shinrin-Yoku". Isto consiste em ir para um sítio onde estamos rodeados por natureza e árvores e simplesmente desfrutar daquela atmosfera. Esta forma de terapia foi desenvolvida no Japão e estudos mostram que ajuda a diminuir os níveis de stress, raiva, ansiedade, depressão e insônias. 
Este desafio não podia ter calhado num dia melhor. Quando acordei a cidade estava coberta de neve e fui fazer uma caminhada onde desenhei estas plantas. Como estava muito frio depois adicionei a cor em casa. 

Fim de semana nas Furnas

 






As duas primeiras páginas foram feitas em andamento, enquanto dava a volta à lagoa das Furnas a pé.

Gosto de representar a minha mãe. Acho que ela tem traços suaves e, por isso, difíceis de retratar. É um desafio que vou dominando cada vez melhor. 

Olhando agora para estes desenhos vejo que preciso de comprar mais poscas. Acho que o acrescento de cor teria ajudado neste caso. 

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Luís Ançã entrevistado por Alexandra Baptista

 


Mais uma excelente iniciativa dos Urban Sketchers Açores.

Obrigada e parabéns a ambos! Eis o registo ao vivo.

Oficina Singular #8

Este desenho fi-lo em resposta ao desafio que o Luís Ançã lançou na Oficina Singular #08. Fui até Santa Clara e de lá, como dia estava chuvoso, mal avistei a serra, mas ainda assim obtive uma vista geral da cidade de Ponta Delgada e da frente marítima artificialmente protegida.


 

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Oficina singular #08 | Luís Ançã


 

Oficinas Singulares #08 | Luís Ançã

Lamento as interferências de som, é provavelmente uma consequência do meu amadorismo nestas coisas tecnológicas,  não entendo o que realmente se passou. Ainda assim, quando o convidado é interessante todas os problemas se diluem. Gostei muito de conversar com o Luís Ançã e de poder partilhá-lo aqui convosco. Mesmo a acab
ar, somos desafiados a fazer coisas que nos encantem e que possam tocar os outros. Sintam-se desafiados.

«Eu faço as coisas porque me agradam, porque me encantam; faço as coisas porque acredito que elas também possam sensibilizar os outros» 

(Lagoa Henriques)

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Visita Virtual | 64º Encontro UskAçores



No último sábado, a Alexandra Baptista convidou-me com o grupo de uskazores para uma visita virtual ao museu Carlos Machado onde desenhamos objetos provenientes de donativos, ′′ modos de usar ′′ Como não me cabiam na tela do computador, começaram a tomar lugar nos Cantos da minha casa misturando-se com os que já há.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Manuel Paiva


 

Oficinas Singulares 08 | Luís Ançã

À semelhança do desenhar com… esta sessão consiste numa conversa informal - em Livestream - sobre a prática do desenho. Nesta 8ª sessão convidámos o Sketcher Luís Ançã  para nos falar da sua abordagem e a desafiar-nos a desenhar - no/ num local - de acordo com o seu modo de ver. A conversa será apresentada em direto no facebook e partilhada no instagram e no nosso canal de Youtube.

Ao finalizar a conversa o nosso convidado lança-nos um desafio que gostaríamos de ver resolvido por todos aqueles que gostam de desenhar em caderno e que se sintam estimulados pelo desenho no local.


Usaremos esta estratégia para que, mensalmente, possamos aproximar praticantes de desenho do País e além fronteiras e para partilhar o que se faz em caderno.