O sr. Júlio veio desenhar connosco.
Pesquisar neste blogue
no local
--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *
«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»
sábado, 29 de fevereiro de 2020
Água no quotidiano do exército | Forte de São Brás | 58º Encontro | 29-02-2020
terça-feira, 25 de fevereiro de 2020
Miradouro da Lomba do Vasco
Já me fazia falta esta contemplação. Os dia têm estado incríveis, lindos e solarengos. Sentei-me no Miradouro da Lomba do Vasco a observar os Mosteiros.
(Aguarela, guache e caneta caligráfica) «insitu»
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020
Encontro nacional de URBANSKETCHERS em São Miguel
Desde março de 2014, o grupo Urban Sketchers Açores reúne, periodicamente, um número variado de pessoas que se interessam pelo desenho “in situ”. O grupo move-se, transportando cadernos, repletos de diálogos marcados pela singularidade de uma paisagem, em última instância, partilhada.
Em 2020, assinala-se, entre 3 e 5 de outubro, mais um Encontro Nacional de Urban Sketchers. Desta vez, na ilha de São Miguel, Açores. Este encontro celebra, através do desenho, a ligação entre os sketchers de todo o país, mas também convida a uma experiência única e criativa. Conversas, exposições e workshops em torno de diários gráficos, atividades amplificadas pela sinergia da ilha, das gentes que a habita.
Neste contexto, espera-se um movimento pluridisciplinar entre artistas, comércio,
associações, municípios, governo, entre todos os que dão corpo à nossa cultura.
Estamos a fazer uma chamada a todos os sketchers que queiram orientar a oficina de desenho «Cook & Draw» que ocorrerá na Volcanic Charming House, no dia 5 de outubro, e será procedida do Almoço do evento com showcooking com chefs convidados.
Existem bons motivos para virem aos Açores, aqui fica um «cheirinho» do evento:
Dia 3 outubro 2020 | sábado
Receção/ Check-in (Praça Central do Centro Comercial Solmar)
(Inscrição em atividades e devolução de caução)
(Inscrição em atividades e devolução de caução)
Teremos um espaço (banca) para venda de artigos manufaturados e de representação de marcas nacionais, estrangeiras e artigos relacionados com o desenho em caderno. Contamos com lojas nacionais e vamos ter bancas destinadas à venda de artigos feitos pelos participantes e/ou artistas e artesãos locais. Assim, se fazes por exemplo cadernos, bolsas, carimbos ou postais, (ou outros artigos que tenham a ver com o desenho em caderno) e queres reservar uma mesa para ti, informa-nos até 31 de agosto para o email: urbansketchersazores@gmail.com
Almoço livre
Circuito Costeiro De Terra aMAR (em embarcação) e frente marítima/ Forte de São Brás
(a)Riscar o Património
- Conversa sobre Diários Gráficos
- Inauguração (a)Riscar
Jantar livre
Sketch and Drink
Sketch and Drink
Dia 4 outubro 2020 | domingo
VER para ALÉM DA PAISAGEM | Sete Cidades
Os USk em parceria com o Museu Carlos Machado visam promover e divulgar o património natural e cultural das Sete Cidades. Pretende-se oferecer aos participantes a oportunidade de observar e experienciar a vivência identitária da comunidade. Fazem parte do programa vários pontos de paragem, entre eles a Vista do Rei, a Casa Grande/ Jardim Pitoresco, a Igreja de São Nicolau e uma participação na prática de produção artesanal de queijo fresco.
Os USk em parceria com o Museu Carlos Machado visam promover e divulgar o património natural e cultural das Sete Cidades. Pretende-se oferecer aos participantes a oportunidade de observar e experienciar a vivência identitária da comunidade. Fazem parte do programa vários pontos de paragem, entre eles a Vista do Rei, a Casa Grande/ Jardim Pitoresco, a Igreja de São Nicolau e uma participação na prática de produção artesanal de queijo fresco.
Piquenique junto à lagoa azul + conversas de contexto
Oficina na Plantação de Ananases com sketcher convidado
Oficina na Plantação de Ananases com sketcher convidado
Conversa com Sketchers
Dia 5 outubro 2020 | segunda-feira (Feriado Nacional)
Lagoa do Fogo
Ribeira Grande
Almoço do evento com showcooking com chefs convidados
Encerramento
terça-feira, 18 de fevereiro de 2020
domingo, 16 de fevereiro de 2020
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020
domingo, 9 de fevereiro de 2020
A ÁGUA no Quotidiano do Exército | 58º Encontro de desenho
Vamos iniciar uma série de sessões de desenho, que visam a realização de uma exposição coletiva de desenhos, a ter lugar no Forte de São Brás, em São Miguel.

É no âmbito da Rede de Museus e coleções visitáveis que vamos participar - em estreita colaboração com o Museu Militar dos Açores num modelo de exposição coletiva, que incide sobre o tema da ÁGUA e ficará patente ao público de maio a Outubro de 2020 no Forte de São Brás.
A escolha do tema prende-se à essencialidade vital, a água faz parte da identidade do planeta Terra, é um dos elementos definidores da nossa condição de arquipélago, existe por todos os lados, é usada para cozinhar, é tema de pintura e escultura, aparece na cena da crucifixão de Cristo e é necessária tão necessária no fazer do pão como no lavar da roupa. Vasilhas de diversos materiais, canais, calhas e tubos, humidade no amassar do barro, doce e salgada, quente ou fria, de origem termo vulcânica, de aquíferos suspensos ou basal, em aguarela ou repelida pelo óleo, são apenas alguns exemplos de abordagem. A própria falta de água também pode ser alvo do nosso olhar.
Assim, convocamos os Urbansketchers Açores (São Miguel e Terceira) a reunir um conjunto de desenhos que possam vir a integrar esta mostra. A exposição será composta por 20 painéis em K-Line, no formato 42X60 cms ou 62X40 cms, com rodapé para inscrição do título e do autor. As impressões são da responsabilidade do Museu. Pretende-se que os desenhos sejam feitos no local a partir do acervo do Museu Militar e de ações militares que permitirão uma maior aproximação ao tema proposto:
- 58º Encontro USkP Açores – Ilha de São Miguel - FORTE de SÃO BRÁS | 29 Fevereiro às 10:30, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel;
- 30º Encontro USkP Açores – Ilha Terceira - RESERVA do NÚCLEO de HISTÓRIA MILITAR | 29 Fevereiro às 14:00, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira;
- Regimento de Guarnição Nº 2 - As próximas atividades que decorrerão em meio aquático terrestre irão acontecer no dia 25 de março às 14:30 prolongando-se até ao final da tarde, na Ilha de São Miguel.
As coordenadas do local são:
- Coordenadas GPS (37.796250, -25.494918);
- Coordenadas geográficas (37°47'46.5"N 25°29'41.7"W) (Salto do Cabrito).
Para melhor visualização do local, segue este link onde podes encontar algumas fotos onde a localização se assinala com a marca vermelha.
- Regimento de Guarnição N.º1 - Exercício “FOCA 201”, decorrerá no dia 29 de Abril, na Ilha Terceira;
- MUSEU MILITAR, no período de 1 de Fevereiro a 19 de Abril de 2020, Ilha de São Miguel.
- EXPOSIÇÃO 18 de Maio (Dia Internacional dos Museus) - Museu Militar dos Açores;
OS DESENHOS:
- deverão ser feitos, preferencialmente, em página simples ou em bloco para facilitar a sua digitalização;
- deverão ser digitalizados com 300 dpi e enviados para urbansketchersazores@gmail.com até 20 de Abril de 2020;
Os Sketchers interessados em participar na atividade deverão preencher o formulário de inscrição, para que a Zona Militar dos Açores proceda às autorizações, por forma a garantir o acesso ao Museu Militar, no período de 1 de Fevereiro a 19 de Abril de 2020 e aos restantes locais indicados.
Tipografia Micaelense e os USkP Açores no Telejornal da RTP Açores
Tipografia Micaelense
57º Encontro de desenho | Tipografia Micaelense
57º Encontro dos Urban Sketchers Açores | Tipografia Micaelense
57ºEncontro desenho em Diários Gráficos | Tipografia Micaelese
A tarde de dia 8 de fevereiro passou-se na Tipografia Micaelense com um anfitrião verdadeiramente acolhedor. O espaço, mesmo no centro de Ponta Delgada, é incrível e dedicado a uma arte que tende a desaparecer se nada se fizer para contrariar essa tendência.
Foi verdadeira a partilha que o sr. Dinis Botelho nos proporcionou e genuína. Expôs a sua paixão e transmitiu esse gosto com vontade de cativar. Mostrou-nos o processo de impressão, como se fazia antigamente e vimos as máquinas e os «tipos» que constituem este verdadeiro museu vivo.
Não tenho palavras para lhe agradecer. Voltarei certamente.
Boletim - fevereiro 2020
57 Encontro Urban Sketchers Açores
TIPOGRAFIA MICAELENSE
No passado dia 8 de Fevereiro realizou-se mais um encontro dos urban sketchers Açores desta feita na tipografia micaelense. Situada na rua do Castilho mesmo no coração da cidade de Ponta Delgada virada para o mar. O som do relógio da Matriz parecia fazer orquestra com as máquinas que teimosamente ainda trabalham na única tipografia a trabalhar neste momento.
A tipografia está aberta desde 1947. Actualmente o Sr. Dinis nosso anfitrião é o cuidador desta relíquia desde 1974. É uma sociedade de família. Fazem-se trabahos comerciais tais como faturas, envelopes,calendários, cartões de visita, postais de natal etc.
Por força do turismo o movimento nesta tipografia não para. Principalmente muito apreciado pelo mercado continental que aprecia muito a impressão de menus e cartões de visita. Existe mesmo um cliente francês que vende o nosso famoso chá da Gorreana e encomenda os menus. Através de off sets de pinças e impressoras manuais o seu proprietário vai reinventado e aplicando técnicas antigas aos novos trabalhos para que as máquinas continuem a trabalhar e os carimbos a fazer as delícias de quem os visita, e para que continue a haver muita vida naquele canto da rua do Castilho da nossa linda cidade.
No passado dia 8 de Fevereiro realizou-se mais um encontro dos urban sketchers Açores desta feita na tipografia micaelense. Situada na rua do Castilho mesmo no coração da cidade de Ponta Delgada virada para o mar. O som do relógio da Matriz parecia fazer orquestra com as máquinas que teimosamente ainda trabalham na única tipografia a trabalhar neste momento.
A tipografia está aberta desde 1947. Actualmente o Sr. Dinis nosso anfitrião é o cuidador desta relíquia desde 1974. É uma sociedade de família. Fazem-se trabahos comerciais tais como faturas, envelopes,calendários, cartões de visita, postais de natal etc.
Por força do turismo o movimento nesta tipografia não para. Principalmente muito apreciado pelo mercado continental que aprecia muito a impressão de menus e cartões de visita. Existe mesmo um cliente francês que vende o nosso famoso chá da Gorreana e encomenda os menus. Através de off sets de pinças e impressoras manuais o seu proprietário vai reinventado e aplicando técnicas antigas aos novos trabalhos para que as máquinas continuem a trabalhar e os carimbos a fazer as delícias de quem os visita, e para que continue a haver muita vida naquele canto da rua do Castilho da nossa linda cidade.
ANA CRISTINA ARRUDA
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020
Subscrever:
Mensagens (Atom)