Pesquisar neste blogue

no local

--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *

«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Desenhar com (IX) Helena Monteiro | 35º Encontro USkP Açores

Desenhar com...” são sessões informais de conversa e prática em torno do desenho.
O ato de desenhar é algo muito pessoal. Nele, cada um encontra uma vertente diferente, depende daquilo que procura. E consequentemente, novas abordagens e formas de o explorar. Nestas sessões, convidamos um desenhador (entenda-se, praticante de Desenho) para nos falar da sua abordagem e para nos desafiar através do desenho e de acordo com o seu olhar.
Helena Monteiro mais conhecida por HFM tem 71 anos e foi até à sua reforma professora do ensino secundário em áreas completamente diferentes do desenho.
Três anos antes de se reformar começou a pensar no que iria fazer e perfilou-se imediatamente o desenho como complemento ao diário que escrevia  sempre nas suas viagens.
Durante três anos frequentou a Sociedade de Belas Artes de Lisboa na área de Pintura. Contudo não era isso o que queria e, a pouco e pouco, na Internet começou a ver que nos blogues havia muitas pessoas a desenhar de uma maneira aparentemente mais simples, mais solta e mais expressiva.
Nos blogues conheceu Eduardo Salavisa, Pedro Cabral e  José Louro, com quem foi trocando emails que levaram ao primeiro encontro no CCB em Lisboa. A partir dai e da fundação dos Urban Sketchers de Portugal, passou a desenhar todos os dias e, de encontro em encontro com alguns workshops pelo meio, foi percebendo que o caminho seria árduo mas que valeria apena. O seu lema nos sketches que faz é :"quem dá o que tem a mais não obrigado".
Esteve nos Urbans Sketchers de Portugal desde o primeiro dia, no Simpósio de Lisboa e no de Manchester, tendo participado em algumas exposições com outro membros do grupo, e em numerosos encontros por todo o pais, incluindo Ponta Delgada, há dois anos.
  
Creio que vale sempre a pena seguir aquilo que gostamos e, apesar de muito tardiamente, valeu apena continuar entre a involução e a evolução num caminho que me dá muito prazer e me abre novos horizontes e algumas amizades.



Helena Monteiro
...................................................................................................................................................................................
Etiquetas:
-Nome (autor(a))
-Desenhar com
-Encontro 35 USk PORTUGAL Açores, 
-Açores

Sem comentários: