Pesquisar neste blogue

no local

--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *

«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Workshop "A escrita e o desenho no jornalismo"

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, no âmbito do seu plano de atividades, irá promover, de 28 de setembro a 1 de outubro, o workshop “A escrita e o desenho no jornalismo”, um projeto da autoria de Alexandra Prado Coelho e Eduardo Salavisa.
O workshop decorre de 28 a 30 de setembro, das 18h00 às 20h30 e no dia 1 de outubro, das 9h30 às 12h30, dirigindo-se ao público em geral.
As inscrições são limitadas a 20 participantes, podendo ser feitas até ao dia 21 de setembro, para o seguinte contacto: socioeducativo.bparpd@azores.gov.pt
A ESCRITA E O DESENHO NO JORNALISMO
Descrição
Qual a relação entre um texto jornalístico e um desenho de observação? Ambos os autores estão com todos os sentidos alerta antes e enquanto os fazem. Um texto e um desenho podem ser autónomos, mas também se podem completar. E o que um faz, o outro pode não conseguir fazê-lo. Há coisas que não são desenháveis e outras dificilmente são descritas em palavras.
Propomos juntar as duas competências jornalísticas: a escrita e o desenho. O desenho aqui não como uma maneira de satirizar um determinado facto, mas como mais uma maneira de registar e apresentá-lo. Não como substituto da fotografia mas como mais um instrumento de relato.
Objetivos
- Desenvolver técnicas de recolha de informação
- Conciliar o relato de uma história interessante como rigor jornalístico
- Treinar o desenho rápido feito em más circunstâncias
- Sintetizar a informação em poucos desenhos
Materiais:
Indispensável o caderno (formato A6 a A4, fechado) e a caneta ou lápis. Material para colorir, como aguarela e/ou lápis de cor.

Sem comentários: