Pesquisar neste blogue

no local

--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *

«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Saltimbairros e Música Acontece

17 de dezembro (terça-feira) | 19:30 nas Caldeiras das Furnas......                                    .

Insólitos constitui-se como agregante de vertentes que assumem o fator “imprevisto”, no sentido em que proporcionam acontecimentos artísticos numa perspetiva não convencional e totalmente inesperadas pelo público a que se dirigem. Não obstante o que as une, são distintas as suas projeções e contextualizações. Em SaltimBairros, reside a analogia ao universo das trupes de saltimbancos, circulando de terra em terra, atuando em praças públicas. Pretende-se centrar a atividade na inclusão e coesão social através da exposição a práticas artísticas em moldes não convencionais.  As apresentações ocorrerão em estruturas simples, mas visualmente apelativas, por vezes utilizando o próprio veículo de transporte como parte do cenário. Não sendo exclusiva, a escolha territorial tende a ser feita por bairros onde a exclusão social existe, quer pela pobreza, quer pela existência de populações em risco social ou distanciamento cultural. Esta é uma atividade dinâmica, sobretudo no seu planeamento, que não pretende estar sujeita a uma calendarização prévia; pelo contrário, procuramos o inabitual, o inesperado, o reagir aos acontecimentos, ou ao solicitado; iremos ao encontro de quem nos procura, ou de quem não imagina a nossa existência. Olhando o segundo intento, A Música Acontece, afirma-se uma contribuição para a propagação da linguagem musical, tendo por objetivo o alcançar de espaços e zonas da ilha de S. Miguel onde, normalmente, a divulgação artística se difunde com reduzida facilidade. 

Esta atividade pretende ser um espaço desmistificador e fecundante, contando com o fator inesperado de quem, num momento do seu dia, se depara com uma manifestação artística. Assim, através de momentos de atuação curtos, promover-se-á a exposição à linguagem musical, enquanto se desmente a ideia de que existe música inacessível ou elitista. Tenciona gerar-se momentos despojados de solenidade sendo, maioritariamente, aprazíveis e proporcionadores de comunhão musical.