Pesquisar neste blogue

no local

--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *

«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»

terça-feira, 23 de abril de 2024

LAGOA PROMOVE VISITA GUIADA E COMENTADA SOBRE PATRIMÓNIO INDUSTRIAL DA FREGUESIA DO ROSÁRIO


LAGOA PROMOVE VISITA GUIADA E COMENTADA SOBRE PATRIMÓNIO INDUSTRIAL DA FREGUESIA DO ROSÁRIO

A Câmara Municipal de Lagoa, através do Museu de Lagoa-Açores, vai promover, no próximo dia 27 de abril, uma visita guiada e comentada sobre o Património Industrial da Freguesia do Rosário. Esta iniciativa surge integrada na comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024, com o objetivo de destacar a importância do património industrial na história e identidade da Lagoa, bem como apelar à sua preservação e valorização.
O passeio pedestre intitulado “Visita guiada e comentada pelo património cultural e industrial da freguesia do Rosário” irá permitir, assim, dar a conhecer algum do património cultural e industrial desta freguesia, feito de histórias, tradições e arte, bem como proporcionar aos participantes um desfrutar da beleza paisagística, e fortemente marcada pela identidade industrial da freguesia.
A participação é gratuita, mas com inscrições limitadas, pelo que os interessados deverão inscrever-se através do contato 296 912 510 ou do email museu@lagoa-acores.pt.
O ponto de encontro terá lugar, pelas 9h30, junto à Fábrica de Cerâmica Vieira, local da primeira visita, seguindo-se a Fábrica de Sabões, com apresentação e percurso pela empresa propriedade de Nicolau de Sousa Lima. Os participantes visitarão, depois, a antiga Fábrica do Álcool, o Porto dos Carneiros, com a colaboração da Associação de Pescadores - Lagoa Bom Porto, e finalmente, o Portinho de São Pedro, com a colaboração do Clube Náutico Lagoa.
Os oradores desta visita guiada e comentada serão: Francisco Queiroz, especialista na indústria cerâmica do século XIX e na azulejaria de fachada; Marcelo Borges, que tem desenvolvido a título particular e isento de mecenato um trabalho foto-documental e de investigação sobre a indústria do álcool na Região Autónoma dos Açores e Nicolau Sousa Lima, na visita à antiga Fábrica dos Sabões da Lagoa.
Participarão também, nesta iniciativa, a AFAA - Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores e os Urban Sketchers Azores.
De referir que, esta iniciativa está inserida no programa de comemoração do 502.º aniversário de elevação da Lagoa a vila e sede de concelho e 12.º aniversário de elevação da Lagoa a cidade.

Sem comentários: