Fui almoçar nas Portas do Mar e depois desenhei estes azulejos conforme a minha Professora de Desenho tinha pedido.
Pesquisar neste blogue
no local
--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *
«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»
domingo, 29 de novembro de 2015
quinta-feira, 26 de novembro de 2015
quarta-feira, 25 de novembro de 2015
Encontro 12
Igreja da Matriz
Ourivesaria
Apontamentos diversos de vãos
Cheguei tarde e comecei a fazer desenhos muito rápidos e com pouco pormenor. Gostei muito desta tarde.
Ourivesaria
Apontamentos diversos de vãos
Cheguei tarde e comecei a fazer desenhos muito rápidos e com pouco pormenor. Gostei muito desta tarde.
Encontro12 | Vãos (Janelas, Portas e Varandas) | #03
![]() |
Não consigo deixar de manifestar o meu agrado pela fotografia que o Francisco Queiroz nos tirou, cuja coloração se faz - numa relação de complementaridade - entre tons de azul e amarelo alaranjado, propondo uma ambiência em harmonia e em sintonia com o nosso simpático encontro. (Caneta caligráfica EF, grafite, aguarela) |«in situ» | |
terça-feira, 24 de novembro de 2015
USK Açores | Encontro #12 - Vãos da cidade
Banco de Portugal - Estes vãos chamaram-me a atenção pelos seus detalhes | Grafite, caneta POSCA
Corretora - Achei estes vãos interessantes pela sua combinação de formas, mas o resto da fachada e o interior também me despertaram o interesse | Grafite e caneta POSCA
Crédito Agrícola - Quis desenhar os vãos porque se parecem com olhos, mas comecei por desenhar o edifício inteiro e a árvore para retratar o espaço.
segunda-feira, 23 de novembro de 2015
12º Encontro USK
Comecei a desenhar antes do encontro começar no restaurante O Barcarola
Depois de ouvir as explicações do Professor Francisco Queiroz fiz este desenho.
Este portão chamou-me a atenção devido a sua simetria e ás suas cores.
Achei interessante o padrão nas janelas desta porta.
Quis desenhar o pormenor do vidro partido.
Encontro12 | Vãos (Janelas, Portas e Varandas) | USK Açores_ #02
( Desenho da esquerda: Alexandra Baptista ) (Desenho da direita: António Cabral)
Ali sentados na escadaria da igreja Matriz, eu e o António, tentámos compreender a estrutura do janelão do Millenium à nossa frente. Julgo que ele - descontraidamente - o entendeu muito mais depressa (e melhor) do que eu, ao ponto de me levar a desenhá-lo nesse processo. Abri o meu catálogo Fnac Kids e fui tapando aquilo que - na página - me pareceu excessivo por contrariar a hierarquia dos elementos percecionados.
domingo, 22 de novembro de 2015
Encontro12 | Vãos (Janelas, Portas e Varandas) | 21 de Novembro 2015_ #01
O nosso 12º encontro iniciou-se com o Doutor Francisco Queiroz que, muito pacientemente, nos explicou diferença de nomenclatura e algumas características associadas às grades de sacada, grandes peitoris com e sem sacadas e grades com ferro forjado ou fundido, etc.
O meu primeiro desenho foi difícil, iniciei-o com pessoas e já não sei porque motivo não as continuei, sobrepus-lhes o registo de dois vãos do Millenium no Largo da Matriz. Senti-me desconcentrada, «enferrujada» e com dificuldade em estruturar os elementos. Por desafio, pessoal, evito o uso da borracha e tento fazer uma «escrita à primeira» do que seleciono com o olhar... desta vez a confrontação com a rigidez da geometria exigiu-me uma atitude mais técnica e menos teimosa da minha parte. Custou-me imenso fazer esta página, mas por outro lado, ainda bem que não desisti.
12º Encontro Usk Açores
sábado, 21 de novembro de 2015
quinta-feira, 12 de novembro de 2015
12º Encontro de Diários Gráficos USk Açores - S. Miguel
No próximo dia 21 de novembro, sábado, decorrerá o 12º Encontro de Diários Gráficos em S. Miguel. Neste Encontro o desafio será descobrir (e desenhar) os vãos dos edifícios da cidade de Ponta Delgada (varandas, janelas e portas).
O ponto de partida será às 14:30H em frente da Igreja da Matriz, em Ponta Delgada.
quarta-feira, 11 de novembro de 2015
Visita de estudo à Sinaga
Visita de estudo ao Núcleo Museológico da fábrica da Sinaga. O museu situa-se no principal edifício da fábrica de produção de açúcar. Em 1804, a fábrica era uma destilaria de álcool e exportava para países como a Rússia. Posteriormente foi transformada numa fábrica de produção de açúcar a partir da beterraba sacarina. Contudo, a produção de beterraba é insuficiente fazendo com que a Sinaga importe açúcar bruto para a sua produção.
![]() |
Máquina utilizada para o fabrico de cubos de açúcar adquiridas no final dos anos 40. |
![]() |
Diversos instrumentos do nucleo museológico da Sinaga. |
segunda-feira, 9 de novembro de 2015
domingo, 8 de novembro de 2015
Sinaga | Ponta Delgada
Depois do (a) Riscar o património voltámos à Sinaga (a fábrica de Açucar de Beterraba). Como não tinhamos ficado satisfeitos com o facto de não termos podido entrar na fábrica nem no núcleo museológico. Tentámos a visita que foi, novamente, acompanhada pela D. Cláuda Pereira (uma simpatia) que nos falou mais sobre a importância histórica da Sinaga, sobre as produções de álcool e açucar e sobre extinta autosuficiência da fábrica. No passado a Sinaga foi responsável pela sua própria manutenção (máquinaria, gráfica...) e isso significava um maior número de empregados em todos os setores. Tinha escola, banda, equipa de futebol e participavam ativamente na vida da cidade. Hoje, a história é outra, sobrevive às dificuldades impostas por um mercado global cujas cotas impostas lhe exigem uma administração pública que - obviamente - se justifica pelo interesse histórico/social da empresa.
|
(Caneta caligráfica EF, café, grafite e aguarela) |mais aqui: «in situ» |
sábado, 7 de novembro de 2015
quinta-feira, 5 de novembro de 2015
segunda-feira, 2 de novembro de 2015
Subscrever:
Mensagens (Atom)