Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Reino Plantae




(materiais: artline drawing system 0.6, caneta de gel branca, grafite)

sexta-feira, 20 de julho de 2018

38.º Encontro USkP Açores | Desenhar com (XI) Luísa Salvador

"Postal" do porto de pescas de Ponta Delgada | Aguarela e grafite

"Postal" do porto de pescas de Ponta Delgada | Aguarela e caneta 

quinta-feira, 19 de julho de 2018

segunda-feira, 16 de julho de 2018

38º Encontro USkP Açores | Desenhar com (XI) Luísa Salvador


Neste encontro foi nos proposto pela Luísa Salvador ir à procura, pela cidade de Ponta Delgada, o que gostariamos de ver ilustrado nos postais dos Açores.

Enquadramento da torre do relógio da igreja matriz e da torre sineira de Ponta Delgada.

Bancada de produtos regionais no Mercado da Graça.

As ermidas e os desenhos da calçada (ambos situados perto do Largo do Teatro, o nosso ponto de encontro).


(materiais: artline drawing system 0.6, uni Posca white, caneta de gel branca e grafite)

Desenhar com (XI) Luísa Salvador #01




























O 38°Encontro USkP Açores ocorreu a desenhar com (XI) Luísa Salvador. Foi com enorme simpatia que a Luísa desafiou o grupo a olhar à volta e a desenhar com outro propósito. Corremos em busca do "postal" que melhor ilustrasse a nossa cidade. Uma hora e meia esgota-se rapidamente e decidimos não nos afastar muito do Largo de São João. Da paisagem selecionei -no alto da Mãe de Deus- a presença maritima e o casario com duas torres em contraste pela dimensão e a presença da serra/ alguns apontamentos da vegetação. Um dos postais, fi- lo ao alto, contrariando a orientação convencional: Ponta Delgada, uma cidade para desenhar, neste faltou-me tempo para o texto e eventualmente para uma cercadura. De regresso ao pavilhão da Walk&Talk encontrei o mercado fechado o que me impediu de fazer o que tinha tinha planeado. Pensei, previamente, sobrepor uns ananases (ou outros produtos naturais) à paisagem, acontece.

Luís Caetano                                                                                                                                                 (mais fotos aqui aqui)


 (Caneta caligráfica, grafite, carimbo, aguarela e lápis de cor)                                                 «in situ»




quinta-feira, 12 de julho de 2018

Sketch na Chinatown de Toronto



Entrar na Chinatown é uma experiência incrível, as pessoas, as placas e os cheiros, é um mundo dentro doutro.

Desenhar com (X) Vítor Silva



O 37°encontro USkP Açores a desenhar com (XI) Vitor Silva, no Pinhal da Paz (Mata das Criações), foi espetacular. Tivemos algumas das caras «costumeiras» e novos e queridos amigos que se juntaram ao roteiro definido pelo Vítor e que nos deu umas nuances de «survival sketch».
Gostei muito de rever a Diana Santos e de poder desenhá-la a desenhar connosco.

©Luís Caetano (mais fotos)
Fizemos a pausa prevista para o almoço um pouco tardiamente. Algumas pessoas não puderam ficar e despediram-se. Nós, os que ficámos, pusemos a conversa em dia e depois do piquenique subimos até ao mirante do parque onde a vista é realmente desafogada. Vislumbra-se a ilha da costa Norte à costa Sul numa panorâmica (360º) única...

 (Caneta caligráfica, grafite, carimbo, aguarela e lápis de cor)                                                 «in situ»

Desenhar com (X) Vítor Silva

Ponta Delgada vista do Mirante do Pinhal da paz.

Desenhar com (X) Vítor Silva









Mata da criação, 4 estações, ar, terra, fogo e água.

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Sinfonieta de Ponta Delgada

A animação das Noites de Verão em Ponta Delgada é uma evidência, tem vários pontos de interesse e os locais e turistas vão-se movimentando de acordo com os seus interesses. A Sinfonieta de Ponta Delgada, este ano, juntou-se à festa. Nas portas da Cidade onde se encontrava o cadeiral preparado para o efeito, sentei-me e comecei o meu desenho ao som da orquestra, mas a chuva (depois de algumas ameaças) deu cabo do serão... ainda pensámos que iríamos para a Ig Matriz - em alternativa - como tinha sido divulgado (caso chovesse)... não foi possível. Os músicos e as muitas pessoas que ali estavam abrigaram-se nas arcadas da praça... que pena.
 (Caneta caligráfica e lápis de cor)                                                           «in situ»