no local

--------------------------------* OS DESENHOS DESTE BLOGUE RESULTAM DA OBSERVAÇÃO DIRETA E FORAM FEITOS NO LOCAL *
Mostrar mensagens com a etiqueta Furnas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Furnas. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 25 de novembro de 2014

5º Encontro | USK Açores _#4

Na Mata José do Canto a variedade dos verdes faz-se acompanhar pelas espécies... fomos a caminho do VALE dos FETOS, nem sabia por onde começar... o meu filho, foi-me oferecendo umas pequenas «bolotas» de cedro: «Toma mamã das que tu gostas»... penso sempre que um dia, com elas, farei botões para um casaco...e guardo-as. Que cheirosas são!!!
Um recanto verdejante encontrado no regresso do Vale dos Fetos e já a correr, tínhamos de chegar à zona dos Pinc-nics para estarmos às 14:00 no CMIF... haaa, ando sempre a correr e parece que não apanho nada. A Mata José do Canto está agora aberta ao público e vale a pena visitar. Não consegui ver tudo e só de pensar que a propriedade era muito maior. Atualmente está mais pequena mas, é ainda um jardim imenso...

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

5º Encontro USk Açores (pt. 1/2)

Contra todas as previsões, o nosso Encontro deste sábado foi abençoado com um dia de sol magnífico! Apesar do frio que se fazia sentir, o sol veio acentuar os tons de outono da paisagem.
Foi um dia muito bem passado nas Furnas... A repetir!

Havia muita curiosidade para visitar o interior da capela neogótica da N.S. das Vitórias. Não ficamos decepcionados. Os vitrais são maravilhosos, bem como a história do mesmo monumento - mandado construir por José do Canto.

5º Encontro | USK Açores _#3

No desenho também persiste o desafio. Ali, à beira da Lagoa das Furnas  é tudo tão intenso... marcante e tudo o que me ia surgindo parecia-me desastroso.... estávamos todos enregelados mas, bem dispostos!!!
A roldana, um elemento estranho no meio de tanta natureza, julgo que servia para puxar os barcos para a margem da Lagoa. Noutros tempos a água não era tóxica e usufruía-se da Lagoa na sua plenitude.

domingo, 23 de novembro de 2014





Este foi o meu primeiro encontro com os Urban Skecthers e devo dizer que gostei imenso da experiência! De manhã fomos à Ermida de Nossa Senhora das Vitórias, que é deveras um sítio muito interessante.


Enquanto o Diogo e a Joana acabavam de aguarelar os seus desenhos na Mata José do Canto, sítio lindo!


E por fim, já de tarde, enquanto esperávamos pelo resto do grupo junto ao CMIF. 

5º Encontro | USK Açores _#2

Os Pais da Sofia Sousa juntaram-se a nós e enquanto ela desenhava o pai foi fotografando... as Furnas têm um encanto particular e fotografar a lagoa é sempre um grande desafio...

5º Encontro | USK Açores _#1





Entrámos na Ermida de Nossa senhora das Vitórias, é um espaço fantástico onde a ambiência do Romantismo se constata em toda a sua formalização e envolvência.Os desenhos não revelam do espaço aquilo que temos para ver. Não sabendo por onde começar e sem o distanciamento que precisava para registar aquele espaço tão pequeno, tão alto e tão imponente pela sua «simplicidade sofisticada». Centrei-me na relação das pessoas com o espaço e tentei apanhar a pequena Madalena que ali se encontrava a desenhar. Como tinhamos o tempo muito contadinho saí e no exterior tentei captar o ambiente e usufruí daquela relação amorosa com a Lagoa. Senti que os materiais que tenho usado não se adequavam à rapidez que o registo me impunha para captar a riqueza lumínica ou a panóplia verdejante dos enquadramentos e sem me deixar deslumbrar pelo mimetismo das cenas... fui hesitando entre a aguarela e a tinta caligráfica e fui gradualmente trocando pela grafite e pelo lápis de cor (aguarelável)...  e os desenhos, mostram isso...

Vista do Baloiço

Depois de andar no baloiço um desenho 

Interior da Capela

 Com frio e com fome mas desenhando sempre

sábado, 22 de novembro de 2014

Muito frio

Manhã gélida, desenhando a Capela para conseguir sentir as mãos

primeiramente, entrámos na capela. tentei registar o arco "quase" ogival mas bem... não foi tarefa fácil.
depois, perdemo-nos pela mata jardim... tentei registar o trilho ladeado e coberto de árvores 
após o almoço e quando o frio já não era tão intenso, fui continuando a desenhar 
a nossa ida ao CMIF foi de duração mais curta mas igualmente interessante. enquanto ouvia a guia, fui desenhando os que o faziam atentamente e os que desenhavam simultaneamente... 
para finalizar, tentei registar as diferentes tonalidades das árvores vendo que é o mais marcante nesta altura do ano.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

5º Encontro USk Açores nas Furnas

Este sábado, dia 22 de Novembro, decorre o 5º Encontro de diários gráficos dos USk Açores nas Furnas.
 
Pedimos a todos os interessados que se inscrevam até à próxima quinta feira, dia 20. Programamos uma visita à Mata José do Canto e ao Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, todos os inscritos irão usufruir de um desconto nas entradas dos referidos locais.

 Mata José do Canto: www.matajosedocanto.com
Centro de Monitorização e Investigação das Furnas: siaram.azores.gov.pt/centros-interpretacao/mi-furnas/_texto.html