segunda-feira, 30 de junho de 2014

Mosteiros

Depois de um pic-nic nas Sete Cidades (do qual não tenho registo desenhado) fomos até aos Mosteiros ver a praia (zona não vigiada). O moinho em frente à praia é colorido, está bem conservado e evidencia-se na paisagem... julgo que esta é a rua dos Moinhos..

domingo, 29 de junho de 2014

Lagoa | USK #3

Acabámos na travessa do chafariz, lá ao fundo -à direita- vê-se a fábrica do Açucar. Não conseguimos avançar muito e ficou tanto para ver e para ser desenhado.
Alinhavámos o próximo encontro e registou-se a vontade de pic-nicar..

sexta-feira, 27 de junho de 2014

aspecto de ponta delgada


uma zona degradada de ponta delgada que merecia outro trato.

Lagoa | USK #3

Temo não ter conseguido transmitir a sensação que tive no local mas, o ritmo provocado pelas sombras próprias e projetadas era significativo... as sombras tornam-se elementos compositivos interessantes...
... acentuam expressivamente os volume. Os pináculos, em basalto, do portão pareciam mais imponentes.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Portas do Mar



Com esta minha primeira publicação neste grupo represento uma boa tarde passada a beira mar, o mar distraiu-me do café e dos cigarros e chamou-me para o papel.

Lagoa | USK #3

À saída da BIBLIOTECA MUNICIPAL TOMAZ BORBA VIEIRA  e com uma panorâmica incrível sobre o jardim e sobre a Lagoa,  avista-se ao fundo a igreja de Santa Cruz (do Rosário??)

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Lagoa | USK #3

O terceiro encontro fez-se na Lagoa, encontrámo-nos em frente à Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira e foi-nos proposto descer a rua em direção ao mar. Como nem todos conheciam a biblioteca e porque o claustro do edifício é interessante dirigimo-nos para lá. Foi onde começou a nossa curta «viagem».
No inicio custa sempre um bocadinho... os pontos de fuga ligeiramente desviados, as desproporções e hesitação evidentes mas, a ambiência  era mais ou menos esta. O dia foi solarengo e o céu azul intenso.
O Claustro é bonito e propõe jogos de luz/sombra e interior/ exterior...

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Na reta final...

Para mim, o último conselho deste ano letivo. A seguir, + serviço não letivo, atividades extracurriculares e...estamos todos a precisar de férias.

Isolamento...

Na Biblioteca, ficámos isolados... a  coadjuvância do exame nacional de Desenho é, para mim, um castigo muito grande. Também, o meu caderninho me ajudou a passar o tempo.  

  

palácio da conceição - ponta delgada


O Palácio da Conceição, antes Convento de Nossa Senhora da Conceição, situa-se na cidade de Ponta Delgada, perto do Largo 2 de Março. 

Hoje, nele, não habita ninguém. Nem no roteiro religioso se poderá colocar. 

Mas é um importante polo na logística do Governo Regional dos Açores. É a sede da
Secretaria Regional das Finanças.

Em 1981, a 28 de Julho, através da Resolução nº58/81, publicado em jornal oficial, foi classificado como imóvel de interesse público.


Nos corredores do hospital, enquanto esperam, algumas pessoas pessoas vão pondo a conversa em dia... porque não se vêm frequentemente.

domingo, 22 de junho de 2014

As idas ao hospital são sempre aborrecidas mas, aproveitei para não pensar no assunto.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Enquanto descansava das conversas, aproveitei para registar um momento das festas do santo António em Santo António Nordestinho 




Aproveitando para passear no jardim António Borges, respirando o ar puro e claro, aproveitando a sombra e a brisa para registar :)



Piscina da Lagoa

Já algum tempinho não vinha aqui :)

bem.... cá vais uns registos da pescina da Lagoa, quando ainda não se pagava :P




domingo, 15 de junho de 2014

21 de Junho - Workshop + Encontro USk Açores

 Programação para dia 21 de Junho (sábado):


10:00 - 13:00 - Workshop de Desenho - "Desenhar a(s) história(s) do local"

Depois de criado o grupo USk Açores, esta atividade surge com o objetivo de explorar a prática do desenho em diário gráfico, saindo da zona de conforto, através de exercícios que permitam novas soluções gráficas e conceptuais.
O diário gráfico é um companheiro de viagem. Isto implica representar não só os monumentos que encontramos, mas também as pessoas e a História (e estórias) daquele local. Mas como representar o que não vemos? Que só nos foi relatado?

Tendo como ponto de partida uma visita ao Convento dos Franciscanos na Lagoa, os participantes irão desenvolver exercícios onde para além daquilo que veem, terão de incorporar no desenho aquilo que lhes é relatado na visita guiada, portanto, a história daquele local. Seja através de texto, ou de elementos que deverão constituir uma linguagem diferente daquela que representa o que se vê, propriamente dito.

Numa segunda fase, os participantes terão acesso a um local com vista privilegiada no Convento dos Franciscanos, onde desenvolverão um exercício de desenho panorâmico em conjunto, como forma de incentivar a prática de desenho em grupo.

Duração da atividade: 2,5 horas (das 10 às 13:00, com ponto de encontro às 9:45h no Convento dos Franciscanos, na Lagoa)
número de participantes: mínimo 5; máximo 15
público alvo: pessoas com mais de 15 anos que estejam a iniciar a prática de desenho em diário gráfico, ou que já o façam há algum tempo e que procurem novos desafios
Preço: 7,50€

(10% do valor do workshop reverte para o movimento USk Açores)
workshop orientado por Sofia Carolina Botelho

inscrições e mais informações através do e-mail urbansketchersazores@gmail.com





Através do desenho, venha descobrir a cidade de Lagoa!